Inglesa cumpre promessa de ano novo e limpa 52 praias

Pat Smith começou a campanha Final Straw Cornwall, que durou o ano todo. Voluntários e ativistas se juntaram à ela no trabalho de limpeza das praias.

inglesa limpa praias

Pat Smith é uma inglesa de 70 anos com muita disposição e força de vontade. Ela fez uma promessa na virada do ano: em 2019, iria ajudar a limpar as praias britânicas. Como o ano tem 52 semanas, ela decidiu limpar uma praia por semana e encerra o ano com 52 praias mais limpas graças ao seu trabalho.

Para limpar as praias, ela levava sacos de lixo, luvas, e pás. Viajou de um extremo a outro do país, recolhendo o lixo que encontrava na região costeira. O seu natal foi comemorado na praia de Trevone, de onde tirou garrafas de plástico e artefatos de pesca abandonados. “Cinquenta e duas limpezas de praia! Esta foi minha resolução de ano novo e finalmente completei meu trabalho – nada iria me parar, já que nossas praias precisavam desta limpeza!”, comemora Pat.

Foto: Facebook | Final Straw Cornwall

Um longo caminho

Mas nem tudo é bonito nesta história. Durante sua campanha, Pat relatou em um diário digital o estado em que encontrava cada praia, com grandes quantidades de lixo e as frustações com as quais se deparou no caminho. “É muito decepcionante quando a gente limpa uma praia e, uma semana depois, encontramos o lugar em uma condição ainda pior”, desabafou em um momento. “Mais pessoas precisam entender o mal que estamos fazendo ao nosso planeta. Com isso, podem até mudar sua atitude em relação ao lixo”.

Pat fundou o grupo Final Straw Cornwall e uma campanha ambiental que durou o ano todo. Durante este período, aos poucos novos voluntários e ativistas se juntaram a ela no trabalho de limpeza das praias – que muitas vezes era confundido com o serviço público de limpeza.  “Tenho a obrigação de proteger nosso planeta e mantê-lo vivo para meus filhos e netos. Vou continuar a fazer tudo o que estiver ao meu alcance!”, garante a inglesa.

Foto: Facebook | Final Straw Cornwall