- Publicidade -

UBS na zona sul de SP inaugura horta comunitária

Além de melhorar a alimentação, a horta promove a integração social e terapêutica

horta comunitária UBS
As hortas têm um imenso potencial de contribuir com os serviços de saúde. | Foto: Divulgação

Levar hortas para dentro das unidades de saúde é uma iniciativa exemplar para melhorar a saúde dos pacientes e funcionários. Trata-se não só de melhorar a alimentação dos mesmos, como também de conectá-los à natureza e assim criar outras formas terapêuticas. Mexer na terra faz bem para o corpo e para a mente. É tendo tais premissas que a UBS Jardim Aracati, na zona sul de São Paulo, acaba de inaugurar uma horta comunitária.

- Publicidade -

O espaço conta com o apoio do Programa CEJAM Muda, cujo objetivo é transformar o mundo com práticas que oportunizam áreas mais verdes, em especial, por meio da agricultura urbana. O projeto é encabeçado pela entidade filantrópica CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”). Há ainda o apoio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

“As hortas têm um imenso potencial de contribuir com os serviços de saúde, seja proporcionando uma ambiência mais agradável ou promovendo a integração social e terapêutica com a população”, explica Everton Tumilheiro, supervisor de Responsabilidade Ambiental da CEJAM.

Nesse sentido, Bruno Saito, gestor local do PAVS CEJAM, destaca outros benefícios da horta comunitária na UBS, tais como: favorecer uma ocupação permeável do solo; abastecer serviços de nutrição e dietética com produtos orgânicos; possibilitar a redução de custos financeiros e ambientais com aquisição de hortifruti; resgatar a sensibilização ambiental; e impulsionar o desenvolvimento humano, a capacitação profissional e o voluntariado.

Horta Comunitária na UBS

Viviane Pressi, gerente da UBS Jardim Aracati, explica que a horta comunitária foi criada junto à população local em um terreno emprestado pelo morador Norberto Vicente da Silva, que permitiu que os vizinhos utilizassem o espaço para o cultivo.

- Publicidade -

A iniciativa beneficiará a comunidade com hortaliças, temperos e legumes que podem complementar a alimentação de todos. No espaço, haverá grupos educativos conduzidos pela equipe de nutrição da unidade e orientações do Agente de Promoção Ambiental (APA), Rodrigo Almeida, para manutenção e cuidado.

horta comunitária UBS
CEJAM inaugura horta comunitária no Jardim Aracati. | Foto: Divulgação

Desde 2015, mais de 150 hortas foram inauguradas pela com o apoio do PAVS. “Com a implementação da área de Responsabilidade Ambiental em 2022, estas iniciativas têm ganhado maior notoriedade e expansão para outros municípios, unidades e serviços em que o CEJAM atua”, completa Everton.

No CicloVivo, já falamos do trabalho da CEJAM na UBS Horizonte Azul onde foram introduzidas Plantas Alimentícias Não Convencionais – as chamadas Pancs.

- Publicidade -

O Programa CEJAM Muda também será implementado as unidades UBS Cidade Ipava, UBS Parque do Lago, UBS Jardim Herculano, CAPS Álcool e Drogas III M’boi Mirim, CAPS Infantojuvenil II M’boi Mirim, CER IV M’boi Mirim e APD CER M’Boi Mirim.