- Publicidade -

Hyundai entra para o Hub de Economia Circular Brasil

Empresa é a primeira montadora a integrar ecossistema que busca desenvolver sistemas conjuntos de economia circular

carro direção hyundai
Foto: Pexels por Pixabay

Criado para integrar empresas de diversos segmentos e portes comprometidas com a transição circular na América Latina, o Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC) anuncia a entrada da primeira montadora de automóveis a integrar seu ecossistema. A Hyundai é a primeira companhia do setor automobilístico e vai, em parceria com os demais membros, explorar oportunidades e viabilizar sistemas conjuntos de economia circular, com o olhar para novos materiais e descarbonização.

- Publicidade -

A montadora, que tem como meta global alcançar o net zero até 2045, vai difundir internamente os principais conceitos associados ao tema e fortalecer práticas de governança, preparando-se para as novas regulamentações da indústria.

Em suas primeiras interações com o Hub-EC, a Hyundai já apresentou iniciativas práticas nas dimensões de fluxo e fornecimento circular em seu complexo industrial de Piracicaba (SP): os resíduos do produto selante, utilizado na pintura das carrocerias, estão sendo reaproveitados na fabricação de artigos poliméricos, como antiderrapantes. As bitucas de cigarro descartadas também estão ganhando um novo destino e são transformadas em massa celulósica por meio de um processo pioneiro de reciclagem, com tecnologia brasileira, seguindo para a produção de papel artesanal e reciclado.

carro hyundai
Foto: Ajoy Joseph na Unsplash

Criado pela organização Exchange 4 Change Brasil (E4CB), que orienta a transição para a economia circular no país, o Hub-EC reúne empresas como Gerdau, Electrolux, Tomra, Covestro, Plastiweber e Wise Plásticos entre seus membros. O ecossistema facilita o engajamento e, por meio de uma modelagem única de articulação, promove relações de confiança e transparência para garantir a troca de informações confidenciais sobre os processos internos de cada empresa.

Estas parcerias possibilitam o desenvolvimento de diretrizes para potencializar o ciclo reverso dos materiais, o que dificilmente seria estruturado de forma isolada pelas mesmas companhias. Como exemplo, há projetos em andamento para fortalecer a cadeia reversa do plástico filme e de linha branca.

- Publicidade -

“Sabemos que podemos ir além das ações básicas, que também são de grande importância, e avançar em novos campos que potencializem nossa operação, como é o caso do Hub- EC”, destaca Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

equipe Hyundai
Foto: Divulgação | Hyundai

A diretora da E4CB e fundadora do Hub de Economia Circular Brasil, Beatriz Luz, destaca que a Hyundai Motor Brasil traz uma diversificação setorial fundamental ao Hub-EC: “É com muita empolgação que recebemos a Hyundai no nosso ecossistema, trazendo novas oportunidades para conexões e soluções circulares. Existe uma percepção de que a transição para a economia circular envolve, exclusivamente, incentivos, políticas públicas e tecnologia, e que pode ocorrer a nível isolado e setorial. Mas, o que nós aprendemos com o Hub-EC é que, se não engajarmos todos os atores, de vários segmentos e tamanhos, e criarmos uma agenda comum, não saímos do lugar. A presença do setor automotivo nos permite expandir o debate para um contexto que envolve mobilidade, bioeconomia e a aplicação de novos materiais, em linha com a realidade do nosso país”.

Circularidade e carbono

A circularidade tende a estar cada vez mais nas estratégias de baixo carbono das empresas, com o uso de novas fontes de matéria prima, a transformação de processos e a integração da cadeia produtiva, de modo a influenciar também a mudança de atitude dos consumidores na escolha de produtos e serviços.

- Publicidade -

De acordo com a organização Circle Economy, o mindset circular aplicado aos negócios pode auxiliar em uma redução de 39% das emissões de gases de efeito estufa até 2032, ao reduzir, reutilizar, recuperar, reciclar insumos e transformar produtos em serviços.

revista economia circular
Foto: Pixabay

O foco do Hub-EC em 2023 é mostrar como as soluções circulares contribuem para as metas net zero e auxiliam as empresas em suas agendas ESG. O Hub-EC foi listado como uma iniciativa necessária à implementação efetiva da economia circular no Brasil no Roadmap de Economia Circular, elaborado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com o Centro e Rede de Tecnologia Climática (CTCN) da ONU.