- Publicidade -

Postos de saúde em Diadema vão ganhar mais hortas terapêuticas

Além de contribuir com a saúde mental, as hortas em UBSs contribuem com a alimentação sem agrotóxicos

Diadema hortas terapêuticas
Cidade possui outros programas de incentivo ao plantio, como as hortas comunitárias. | Foto: Adriana Horvath

A UBS Vila São José, localizada no bairro Piraporinha em Diadema (SP), foi recentemente reformada e ganhou também a renovação de quatros canteiros da horta ocupacional que existe no local há dois anos. A ação faz parte de uma iniciativa maior de levar hortas para dentro das unidades de saúde do município paulista.

- Publicidade -

Outras dez hortas ocupacionais já foram implantadas em UBSs e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Diadema. O plantio como ação ocupacional ou terapêutica é realizado por funcionários que trabalham nas unidades e também por assistidos que fazem tratamento por razões emocionais e psíquicas.

No caso da UBS Vila São José, o plantio de hortaliças e ervas aromáticas é feito por duas agentes de saúde, Gildete Cleide de Oliveira e Luciana Alves Orsi, que exigem delas o cuidado de dia sim, dia não, regar a plantação, e a cada dez dias tirar as ervas daninhas. No tempo de colher, as agentes levam as verduras para casa ou distribui entre colegas de trabalho.

Diadema horta
A agente de saúde Gildete é uma das cuidadoras da horta na UBS Vila São José. | Foto: Adriana Horvath

Para Gildete, a horta trouxe aprendizados, como fazer compostagem com resíduos orgânicos, além de ser uma atividade prazerosa. “É gratificante mexer com a terra. Quando estou cuidando dos canteiros sinto que minha mente descansa e isso me faz um bem enorme. Comer o que plantamos é motivo de satisfação e é saudável”, diz.

Hortas em postos de saúde

As hortas ocupacionais chegaram às UBSs por meio de parceria entre as secretarias de Saúde e Segurança Alimentar (SESA) e algumas existem há mais de dez anos. Em fase de ampliação, o projeto quer implantar mais canteiros em outras unidades.

- Publicidade -

“Estamos em contato com a Secretária de Saúde para que novas hortas sejam implantadas. As hortas funcionam como incentivo ao consumo de alimentos sem agrotóxicos e isso traz qualidade de vida para pessoas”, declara Luci Uliana, assistente da SESA.

Diadema horta terapêutica
Os canteiros renovados da UBS Vila São José. | Foto: Adriana Horvath

Já Rejane Calixto, secretária da Saúde, reforça que o projeto nutre o corpo e a mente. “Estamos saindo do período duro da pandemia e a lida com a horta além de ajudar a fomentar uma alimentação mais saudável também tem caráter terapêutico e auxilia na recuperação da saúde mental dos moradores e dos profissionais da saúde. Nosso objetivo é expandir cada vez mais essa parceria”, afirmou a secretária.

Além das hortas terapêuticas e ocupacionais, Diadema incentiva a plantação de verduras, temperos, chás e folhagens por meio de três ações realizadas dentro do Programa Agricultura Urbana: as hortas comunitárias (têm o apoio de moradores que plantam em terrenos públicos), hortas institucionais (localizadas dentro das entidades que prestam atendimento social) e a Horta em Casa, que estimula o cultivo nos quintais das moradias.

- Publicidade -

As informações são da Prefeitura de Diadema