agricultura sustentável
Foto: Pixabay
- Publicidade -

Por Portal Vida Livre

A chegada da primavera desperta o interesse de várias pessoas em aproveitar a estação e plantar alguma coisa. Sejam plantas, hortaliças ou frutas é comum aproveitarem esse momento para começarem a sua plantação. Mas, você sabe o que plantar na primavera?

Respondendo essa pergunta, é possível plantar de tudo, entretanto, é preciso ficar atento a quais são mais propícias ao clima da primavera para que tenha um aproveitamento melhor, caso contrário, você pode acabar desperdiçando aquela semente.

- Publicidade -

Mas, não se preocupe, para ajudar nesse momento, separamos alguns produtos típicos dessa época e que você deve colocar na sua lista de plantação. As dicas vão desde hortaliças até frutas. Já pensou ter a sua própria horta? Vem com a gente que te ajudamos. 

Tipos de hortaliças para plantar em casa

Ter uma horta em casa é uma das melhores formas de manter uma alimentação saudável. Essa tem sido uma escolha de muitos brasileiros. Além da preocupação com os alimentos livres de agrotóxicos, outro ponto positivo é referente a facilidade para ter uma. Confira o que plantar na primavera e como cuidar do seu espaço.

Abóbora

Apesar da variedade de abóboras existentes, o processo de cultivo é o mesmo para todas e, uma coisa que faz com que ela seja uma boa aposta na hora de montar a sua horta é que ela é fácil de ser plantada, tem um bom crescimento e você só precisa de duas coisas: espaço e sementes.

O melhor local para começar o plantio de abóbora é em um local que recebe sol e a melhor época é no começo da primavera. O solo precisa manter a umidade, contudo, faça uma boa drenagem porque a raiz não deve ficar em contato frequente com a água.  

Passo a passo: 1º escolha sementes de boa qualidade; 2º prepare o solo; 3º deixe um espaço de um metro entre uma semente e outra; 4º Regue frequentemente, o solo não pode ficar seco; 5º utilize fertilizantes orgânicos; 6º tome cuidado com as pragas.

Salsa

salsinha
Foto: Unsplash

Para plantar salsa é necessário se atentar a alguns pontos, sendo um deles o clima, pois é necessário que a temperatura esteja entre 10 e 22°C. O local em que ela ficará também é de extrema importância, já que é preciso a exposição à luz solar por pelo menos 4 horas por dia.

Apesar de ser uma planta adaptada a solos ricos em matéria orgânica, também é possível ver o seu desenvolvimento em solos poucos férteis. Entretanto, em qualquer um dos locais, é necessário irrigar duas vezes ao dia, uma no início da manhã e outra no final da tarde, mas cuidado para não encharcar e atrair fungos.

Passo a passo: 1º deixe as sementes de molho por 24h, depois deixe-as secar por 1h; 2º coloque as sementes no solo e regue; 3º espere as mudas crescerem. Dica: plante a salsa em dias mais frescos, nem tão quente e nem tão frio.  

Cebola

A cebola pode ser plantada de duas formas: por meio dos bulbos ou por sementes. Cada uma delas tem um processo, por isso, fique atento às recomendações para não prejudicar a sua plantação.

Bulbo: a melhor época para o plantio é entre fevereiro e abril, mas também dá para plantar na primavera. Passo a passo: 1º replante a base da cebola; 2º corte a parte de baixo dos bulbos; 3º coloque em terra fértil, areada e úmida; 4º regue diariamente e espere que ela se desenvolva.

Semente: a melhor época para o plantio é entre maio e junho, mas, assim como a outra forma, também pode ser plantada durante a primavera. Passo a passo: 1º semeie a semente em uma terra com PH entre 5,5 e 6; 2º regue diariamente; 3º espere a semestre desenvolver.

Tomate

fungo agricultura controle biológico
Foto: Pixabay

O tomate é aquele produto fácil de ser cultivado, isso porque ele pode ser tanto plantado em vasos pequenos como em canteiros – ele consegue se desenvolver em espaços pequenos.

Uma fruta que gosta do clima quente, a temperatura ideal para seu desenvolvimento é entre 20°C a 26°C e precisa  receber  luz  solar  direta por seis horas todos os dias. Um bom solo também faz toda a diferença, por isso, é recomendado ficar atento à fertilidade e manter a terra sempre bem irrigada, mas, evitando que fique encharcada.

Passo a passo: 1º escolha o espaço; 2º misture terra, húmus e areia; 3º transplante a muda – mantendo o espaçamento mínimo de 50cm; 4º regue a planta.

Pepino

Assim como o tomate, o pepino é um daqueles alimentos fáceis de serem plantados. Uma razão, é o fato dele poder ser plantado em qualquer época do ano e a temperatura ideal para sua reprodução é entre 18ºC a 30ºC.

Ele pode ser reproduzido tanto em vasos grandes, como naqueles que são menores, pois no fim o resultado será o mesmo. A terra é um elemento crucial. Um substrato que pode ser utilizado é o seguinte: 50% de terra, 10% de areia e 40% de húmus de minhoca.

Passo a passo: 1º escolha o vaso que será utilizado; 2º coloque o substrato; 3º adicione as sementes, de forma que fique uns 2cm para baixo; 4º regue a planta duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite.

Pimentão

Foto: iStock

Não importa o tamanho da sua horta, vai ser possível plantar o pimentão. Isso porque esse é um tipo de plantio fácil de ser realizado e que pode ser feito em qualquer lugar desde que receba a iluminação adequada.

O solo ideal faz toda a diferença na hora de plantar algo, com o pimentão é a mesma coisa. Para que ele tenha um crescimento saudável, é recomendado que a temperatura esteja entre 20°C e 25°C, a umidade entre 50% e 70%, receber luz solar durante todo o dia e ser irrigado constantemente – sem encharcar o solo.

Passo a passo: 1º escolha as sementes; 2º prepare o solo e selecione o vaso; 3º coloque as sementes de forma que fiquem com espaçamento de 40 a 60cm; 4º regue constantemente e acompanhe o seu desenvolvimento.

Cenoura

As cenouras podem ser cultivadas em qualquer época do ano, entretanto, vai depender do tipo de produto que você está cultivando. Que por se falar nessa operação, depende de três pilares: profundidade e terra solta, sol e água.

Assim como outros produtos que já foram apresentados aqui, não é difícil plantar cenoura, mas é preciso se atentar em algumas coisas para que ela se desenvolva de forma saudável e você consiga aproveitar.

Passo a passo: 1º semeie as sementes; 2º coloque as sementes no vaso com terra em uma distância de 5 a 7 cm; 3º regue mas não exagere na quantidade de água para não encharcar.

- Publicidade -