- Publicidade -

Aprenda a plantar, colher e comer microverdes

Além de dar uma aparência especial aos pratos, os microverdes têm um alto valor nutricional, são fáceis de cultivar e são muito saborosos

salada de microverdes microgreens
Foto: Blog ISLA Sementes

Tendência na horticultura, os microverdes são plantas pequenas, jovens e muito saborosas que podem ser consumidas em tamanho um pouco maior do que os brotos. Essas “minis saladas” vem conquistando os pratos no Brasil e, para melhorar, são super fáceis de cultivar.  Além da praticidade e rapidez entre o plantio e a colheita, os microverdes tem um alto valor nutricional, chegando a possuir até 40 vezes mais nutrientes do que hortaliças adultas.

- Publicidade -

Entre o plantio e a colheita dessas miniaturas, o tempo também é pequeno: entre 7 a 14 dias. Para quem está iniciando no mundo da horta ou quer ter a experiência de colher em um tempo reduzido, Amanda Inoue, agrônoma e coordenadora de Pesquisa e Produção da ISLA Sementes, separou algumas dicas bem bacanas.

Como plantar microverdes?

microverde microgreen
Foto: Artelle Creative na Unsplash

O primeiro passo é separar os materiais, as sementes de microverdes de sua preferência, um recipiente com furos, como um vaso, jardineira e até mesmo bandejas plásticas para pães e bolos. Caso utilize as bandejas, é recomendado fazer furinhos no fundo para que a água das regas possa escorrer. Não se esqueça de um bom substrato e de um borrifador de água para realizar a rega.

Qual semente escolher?

Atualmente, existem diversas hortaliças que podem ser plantadas como microverdes, entre elas alface, rúcula, repolho, couve, mostarda e agrião. Também existe a possibilidade de produzir a partir de ervas e temperos, como manjericão, cebolinha, salsa e coentro, ou de hortaliças, como beterraba, cenoura, girassol, ervilha e rabanete.

curso microverdes microgreens
Foto: Russ Ward | Unsplash

No cultivo normal utilizamos poucas sementes na hora do plantio, mas na produção de microverdes vamos utilizá-las com mais densidade, pois cada pequena plantinha é uma semente que germinou e começou a se desenvolver. Para definir a quantidade de sementes ideal para você, leve em conta o tamanho do recipiente que você está utilizando.

- Publicidade -

Hora de plantar

Caso esteja usando bandejas, coloque cerca de 1 dedo de substrato à sua escolha. É necessário que a semente receba luz e não fique obscurecida pelas bordas dos vasos, jardineiras ou qualquer outro recipiente. Em seguida, espalhe as sementes, você pode distribuí-las como se estivesse salpicando as sementes pelo substrato, não sendo necessário cobri-las. Em seguida, borrife água cuidadosamente até umedecer bem toda a área.

microverdes microgreens
Foto: iStock

Cuidados

Regue diariamente a sua produção, borrifando especialmente nos primeiros dias. Deixe sempre o substrato úmido, mas nunca encharcado. É importante deixar o recipiente em um local bem iluminado, porém, não é obrigatório que ele cresça em luz solar, os microverdes também se desenvolvem bem com luz artificial. A germinação pode acontecer entre 3 e 10 dias, dependendo da espécie. Fique atento às indicações no verso do envelope da semente que você adquiriu.

Colheita

microverdes microgreens colheita
Foto: Artelle Creative na Unsplash

Quando as suas plantinhas atingirem entre 6 a 8 cm, é hora de fazer a colheita.  Para isso, você poderá segurá-las delicadamente pelas folhas e cortá-las com a ajuda de uma tesoura, bem próximo do substrato para melhor aproveitamento. É importante lembrar que os microverdes não irão nascer novamente: você precisará realizar um novo semeio para obter uma nova produção.

- Publicidade -

Kits para plantio

A ISLA Sementes inovou recentemente lançando o kit de cultivo de microverdes, no qual a própria embalagem do produto se torna o recipiente para o plantio. Essa é uma opção perfeita para pessoas que gostam de plantar mas não possuem grande espaço ou que prefere hortas pequenas.

kits plantio microverdes microgreens
Foto: ISLA Sementes

No kit de cultivo de microverdes, além da embalagem que se torna a bandeja, também está presente dois pacotes com sementes variadas, de acordo com a embalagem e um pacote de substrato.

Atualmente, a marca possui 3 tipos de kits com as seguintes cultivares: Rabanete e Agrião, Couve e Mostarda e Repolho Roxo e Rúcula. E também possui as versões infantis Hortinha do Dino (Feijão e Couve), Hortinha do Uni (Repolho Roxo e Rabanete) e Fazendinha (Cenoura e Alface). Uma ótima atividade para crianças e adultos!

microverdes microgreens
Foto: Anthony Ievlev na Unsplash