- Publicidade -

Veja os efeitos que uma hora na horta pode trazer para o seu corpo

Além da colheita de alimentos mais saudáveis, cultivar uma horta traz benefícios semelhantes à prática de exercícios físicos

horta
Foto: Jonathan Kemper | Unsplash

Muito se fala sobre os benefícios do contato com a natureza. Colocar a mão na terra ajuda a evitar a depressão. Plantar a própria comida garante hortaliças sem veneno no nosso prato. E, além de tudo isso, a jardinagem ou o cultivo de uma horta, envolve movimento e esforço físico – ou seja, é uma atividade física que também traz efeitos positivos para o nosso corpo e mente.

- Publicidade -

A intensidade do esforço vai variar de acordo com o tamanho da horta, os benefícios são sentidos mesmo por quem cuida de pequenos jardins ou plantações. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a atividade de nível moderado por 2,5 horas por semana pode reduzir o risco de obesidade, pressão alta, diabetes tipo 2, osteoporose, doenças cardíacas, derrame, depressão, câncer de cólon, e morte prematura.

A boa notícia é que a jardinagem está dentro das atividades moderadas consideradas pelos especialistas. Além disso, como esta é uma atividade prazerosa, pessoas que praticam a jardinagem são mais propensas a se exercitar 40 a 50 minutos a mais, em média, do que aquelas que escolhem exercícios “tradicionais” como caminhar ou andar de bicicleta.

horta jardinagem
Foto: Smrithi Rao F | Unsplash

Tchau calorias!

Para se ter uma ideia do impacto que o cuidado com uma horta pode trazer para o seu corpo, alguns especialistas calcularam o gasto calórico de uma hora de jardinagem. Esta é uma média e os valores podem variar, para mais ou para menos, de acordo com a intensidade do esforço, idade e outras características individuais.

  • Paisagismo pesado: 400-600 calorias por hora
  • Varrer as folhas: 350-450 calorias por hora
  • Limpar o jardim: 400 calorias por hora
  • Cortar a grama: 250-350 calorias por hora
  • Capinar: 200-400 calorias por hora
  • Plantar flores: 200-400 calorias por hora
  • Regar: 120 calorias por hora
horta criança rega
Foto: Filip Urban | Unsplash

Benefícios da horta e da jardinagem

A prática de cuidar de hortas e jardins, além de ajudar a aliviar a mente, também traz benefícios físicos. Isso é comprovado pela ciência. Entre os estudos que avaliam o impacto destas atividades, alguns aspectos merecem destaque!

- Publicidade -

Diminuição do risco de demência 

Um estudo de 2006 do St. Vincent’s Hospital em Darlinghurst, Austrália, procurou identificar fatores de risco para demência em uma coorte de idosos australianos. Os pesquisadores acompanharam mais de 2.800 pessoas com mais de 60 anos por 16 anos e descobriram que a atividade física, principalmente a jardinagem, pode reduzir a incidência de demência. Especificamente, eles concluíram que a jardinagem poderia reduzir o risco de demência em 36%.

Alívio de estresse

horta em casa
Foto: Divulgação | Isla Sementes

Um estudo holandês publicado no Journal of Health Psychology descobriu que jardinagem e leitura levaram a reduções no cortisol após uma tarefa estressante, mas as reduções foram significativamente mais fortes no grupo de jardinagem. Além disso, o humor positivo relatado foi totalmente restaurado após a jardinagem, mas piorou ainda mais durante a leitura.

Saúde em dia

Uma meta-análise de 2017 “forneceu evidências robustas dos efeitos positivos da jardinagem na saúde“, segundo seus autores. No geral, os resultados sugerem que a participação em atividades de jardinagem tem um impacto positivo significativo na saúde. Como os autores concluíram: “A associação positiva com a jardinagem foi observada para uma ampla gama de resultados de saúde, como reduções nos sintomas de depressão e ansiedade, estresse, distúrbios do humor e IMC, bem como aumentos na qualidade de vida, senso de comunidade , níveis de atividade física e função cognitiva”.

- Publicidade -

Sol e Vitamina D

jardinagem sol flores
Foto: Pelargoniums For Europe | Unsplash

Durante a pandemia as pessoas descobriram que as atividades ao ar livre, com sol, fazem falta também porque são importantes para manter bons níveis de vitamina D, que, entre outras coisas, ajuda o corpo a absorver bem o cálcio e manter os ossos saudáveis e prevenir doenças respiratórias. Como as plantas precisam do sol para a fotossíntese, estar em uma área verde ajuda também a garantir os níveis de vitamina D que precisamos.

Hormônios da felicidade

Mesmo em pequenos espaços ou apartamentos, a jardinagem ajuda a regular os neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar e felicidade, como a seratonina e a dopamina.

Previne o déficit de natureza

como atrair borboletas
Foto: Pixabay

A síndrome do déficit de natureza nas crianças foi abordada pelo autor Richard Louv, em “A última criança na Natureza”. O autor ressalta especialmente alguns efeitos negativos deste distanciamento, como dificuldade de concentração, depressão e obesidade. Mas a verdade é que a desconexão com o mundo natural afeta pessoas de todas as idades.

Um  estudo do Centro Europeu de Meio Ambiente e Saúde Humana revelou que estar em áreas verde por pelo menos duas horas por semana melhora a saúde, ajudando a diminuir a pressão sanguínea, níveis de hormônios relacionados ao estresse, ansiedade e sensação de solidão. O contato com a natureza traz calma e bem estar e a jardinagem é um jeito muito eficiente de promover esta conexão.

Economia e sustentabilidade

E para que não esqueçamos as outras vantagens de trabalhar na terra também, incluindo:

  • Economizar dinheiro em produtos
  • Economizar dinheiro em uma academia
  • Economizar recursos usados ​​para produzir, embalar e enviar produtos comerciais
  • Garantir seu suprimento e aumentar sua ingestão de frutas e vegetais orgânicos baratos
  • Fornecer habitat para animais selvagens e especialmente polinizadores

Claro, tudo isso desde que você tenha um pedaço de terra para chamar de seu. Caso contrário, considere ingressar em uma horta comunitária ou ser voluntário em um parque ou limpeza pública. Ajudar amigos e familiares que tenham uma área verde é uma maneira de se fortalecer seus relacionamentos e ainda cuidar melhor da sua saúde!

horta em família
Foto: CDC | Unsplash

Com informações de Tree Hugger