- Publicidade -

Ajude a tornar o enfrentamento à emergência climática prioridade do governo

Até o próximo domingo (16), população pode ajudar a definir as pautas prioritárias para os próximos 4 anos

emergência climática
Em abril de 2023, fortes chuvas castigaram mais de 60 cidades no Maranhão. | Foto: Gabriel Correa | Agência Brasil

Até o próximo domingo (16), a população brasileira pode contribuir com a decisão de quais serão as pautas prioritárias do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por meio da ministra Marina Silva, convoca os cidadãos e cidadãs a ajudarem a inserir a emergência climática no topo da lista.

- Publicidade -

O PPA é um instrumento de planejamento de orçamento do governo federal. Elaborado de quatro em quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do presidente, o PPA define metas, diretrizes e programas. Neste ano, o documento está aberto à consulta pública: a população pode votar por meio da plataforma Brasil Participativo.

São diversas as propostas, a ideia é engajar a população para que exerça a sua cidadania. O programa “Enfrentamento da Emergência Climática”, apresentado por Marina Silva, busca unir esforços para uma atuação mais efetiva frente aos eventos climáticos extremos.

Acre enchente
Enchente no Acre em abril de 2023. | Foto: Marcos Vicentti | Secom

As fortes chuvas, que deixaram mais de 20 mil desabrigados em Alagoas e Pernambuco na última semana, já não são exceção. As mudanças climáticas não são previsões para o futuro e, sim, parte da realidade do mundo atual, que ameaça de forma mais devastadora a população mais pobre. O Relatório sobre Clima e Desenvolvimento para o Brasil aponta que eventos relacionados ao clima podem levar de 800 mil a três milhões de brasileiros à pobreza extrema a partir de 2030.

“A emergência climática ameaça todos nós, com eventos climáticos extremos que têm destruído vidas por todo o país. Contudo, lamentavelmente, o combate a essa crise muitas vezes não recebe a prioridade que merece”, afirma Marina em mensagem divulgada em parceria com a Avaaz.

- Publicidade -

Na descrição da proposta, o Ministério resume que a medida busca fortalecer a ação nacional frente às alterações do clima, enfrentando os desafios da redução de impactos climáticos e adaptação; e promovendo a resiliência aos eventos climáticos extremos, viabilizando de forma transversal as oportunidades da transição para a economia de baixo carbono.

Como votar

O procedimento para votar é bem simples e pode ser feito em poucos minutos. É possível escolher até três propostas. O Ministério do Planejamento preparou um tutorial para ajudar as pessoas a utilizarem a plataforma. Para assisti-lo, clique aqui.

“Peço, com urgência, a sua ajuda. Não temos tempo para adiar a ação climática. Todos nós sabemos que influentes lobistas da indústria estão fazendo o possível para inviabilizar esforços globais de redução das emissões de carbono. Esta é a nossa oportunidade de fazer com que nossas vozes sejam ouvidas”, afirma Marina. “Quanto mais pessoas votarem mais ambiciosos seremos capazes de ser. O tempo é curto e cada voto importa”, reforça.

- Publicidade -

Por meio deste link, você encontra a proposta que ajuda a tornar a emergência climática a prioridade número 1 do governo!