- Publicidade -

Alunos vão plantar 1.600 árvores em escolas de SP

Grumixama, gabiroba e angico. Estas são algumas das espécies a serem plantadas em escolas da Zona Leste

Alunos de escola estadual plantam muda em São José dos Campos. Foto: Divulgação

Plantar árvores é uma prática que pode e deve começar já na infância. E isso será possível em ao menos 16 escolas da zona leste de São Paulo, que receberão o plantio de mudas com a ajuda dos estudantes.

- Publicidade -

São 12 mil alunos matriculados nas 16 escolas estaduais localizadas em Cidade Tiradentes, Cohab José Bonifácio, São Mateus e São Rafael. A ação nas instituições de ensino integra o projeto “Mini Florestas”, uma parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio da Diretoria Regional de Ensino Leste 3, com o Coletivo Compô e o Instituto UMAPAZ.

A intenção é levar o projeto para áreas de vulnerabilidade social, que não raramente são regiões menos arborizadas. Além disso, é uma forma de levar a educação ambiental para a prática. “A proposta é unir o aprendizado dos estudantes com consciência ecológica e com a valorização do território”, afirma o professor Eric Vellone Coló, dirigente regional de ensino.

árvores escolas
Foto: Divulgação

Pau-viola, angico-vermelho, araçá-do-mato, araçá-vermelho, grumixama e guabiroba-amarela. Estas são algumas das espécies a serem plantadas. As plantas nativas servem de alimento para a fauna, são mais resistentes a pragas e já adaptadas ao clima local, de forma que a manutenção se torna mais fácil.

As escolas já começaram a receber os plantios e o projeto deve seguir pelos próximos anos, de forma que haja a manutenção das mudas e espaços que receberão os plantios. Confira abaixo a lista de escolas beneficiadas com o projeto “Mini Florestas”:

- Publicidade -

Escola Estadual Barro Branco II;
Escola Maestro Brenno Rossi;
Escola Estadual Jardim Pedra Branca;
Escola Estadual Cesar Donato Calabrez;
Escola Estadual Fadlo Haidar;
Escola Estadual Professora Rita Pinto de Araujo;
Escola Estadual Luiz Vaz de Camões;
Escola Estadual Deputado Fernando Mauro Pires da Rocha;
Escola Estadual Professor Isaac Schraiber;
Escola Estadual Orlando Silva;
Escola Estadual Roque Theophilo;
Escola Estadual Professor Anísio Teixeira;
Escola Estadual Camilo Castelo Branco;
Escola Estadual Professor Saturnino Pereira;
Escola Estadual Dom Paulo Rolim Loureiro; e
Escola Estadual Professora Sumie Iwata.