9 temperos fáceis de plantar em casa

Com alguns cuidados simples, vasos e luz do sol, dá para ter uma horta de temperos com muita variedade e sabor

horta de temperos
Foto: Dayana Brooke | Unsplash

Nossas receitas e pratos preferidos têm seus sabores potencializados e ganham um toque especial com ervas e temperos, essas iguarias que fazem parte do dia a dia dos brasileiros e que além de trazer sabor podem ser usadas para decorar nossa comida e ser aproveitadas em sucos, águas saborizadas e chás.

Além do grande valor gastronômico, os temperos são cultivares fáceis para serem plantadas em casa e que não ocupam tanto espaço. Além disso, muitas destas ervas têm propriedades medicinais.

Se você é amante dos temperos e quer ter essas ervas sempre frescas e disponíveis no dia a dia, a ISLA Sementes, empresa brasileira um enorme portfólio de sementes de hortaliças, flores, ervas, temperos e árvores nativas do Brasil, traz dicas de temperos para plantar em casa – e os cuidados necessários para cada um.

Quem ensina a fazer a horta de temperos é a agrônoma Amanda Inoue, coordenadora de Pesquisa e Produção de sementes da ISLA Sementes.

9 temperos fáceis de plantar em casa

orégano
Orégano. Foto: Henry Perks | Unsplash

Orégano, Sálvia e Tomilho

Resistentes ao vento, o orégano, a sálvia e o tomilho são temperos que gostam de um solo mais leve e poroso, que permite uma drenagem rápida. Amantes do sol, podem ser plantados no mesmo vaso ou jardineira e possuem crescimento perene.

Para cultivá-los, escolha um vaso de no mínimo 15cm de profundidade. É importante proporcionar um ambiente que não possua muita umidade. Para isso, o recomendado é preencher metade do vaso ou floreira com areia e outra metade com terra.

O acesso dessas cultivares ao sol é importante para um bom desenvolvimento deles, assim como a atenção ao excesso de regas que pode comprometer a saúde das plantas. A quantidade de água depende do clima de sua região, por isso, é importante sempre ir testando o que vai funcionar melhor para os seus temperos.

Alecrim

alecrim
Foto: iStock

De caule lenhoso e robusto, o Alecrim é mais um tempero que pode crescer muito, podendo chegar a mais de 1 metro e meio de altura. Por este motivo, na hora de cultivar, opte por um vaso de no mínimo 30cm de profundidade e não coloque outras plantas no vaso. Se quiser um super alecrim, você pode escolher um vaso maior ou plantar direto no chão do jardim.

Assim como o orégano, a sálvia e o tomilho, o alecrim não gosta de excesso de água. É importante variar os períodos de sol e sombra, já que o alecrim é uma cultivar que não gosta de muito tempo sem luz.

Salsa, Coentro, Cebolinha e Manjericão

Cultivares que trazem frescor aos pratos, essas quatro variedades de temperos podem ser semeadas em vasos, canteiros ou floreiras e é fundamental que tenham no mínimo três horas de sol diárias.

Caso opte por vasos, escolha um de no mínimo 30cm de profundidade, garantindo o crescimento saudável das raízes e quantidades para toda a família.

horta em vaso
Manjericão. Foto: Tookapic | Pixabay

Para a salsa, cebolinha e coentro, faça um buraco de 0,5cm na terra e insira até oito sementinhas, assim poderá colhê-los em maços. Em relação ao manjericão, coloque três sementes por buraco.

Caso tenha interesse em fazer um cantinho apenas de manjericões, indicamos deixar um espaçamento de 30cm entre cada um deles.

Hortelã

Entre os temperos mais fáceis de cultivar em casa, a hortelã é campeã! Suas raízes encontram um cantinho de terra e já conseguem fazer um broto.

hortelã
Hortelã. Foto: Pixabay

Elas crescem de maneira rápida e sem parar. É importante ter uma terra úmida e bem adubada para o seu desenvolvimento. Para isso, pode-se usar composto orgânico ou húmus de minhoca a cada 10 dias. A hortelã pode crescer tanto à meia sombra quanto no sol pleno.

Em sua rega, a terra pode ficar úmida, porém, não pode ficar encharcada. Evite cultivá-la em canteiros coletivos, o ideal é cultivá-la solitária, em um vaso de no mínimo 30cm de profundidade!

Como colher?

Para colher os temperos não existem muitos segredos, você poderá utilizar uma tesoura ou as mãos, como no caso da cebolinha e da cebolete.

Já a salsa e coentro devem ser colhidas de fora para dentro, assim as folhas mais antigas são comidas antes e você aproveita melhor seus temperos e ervas.

Dica de ouro: Para conseguir deixar o seu manjericão, orégano, hortelã e alecrim mais cheios, o segredo é colhê-los de cima para baixo. Outra dica importante é podar as flores quando elas nascerem. Você pode fazer um lindoarranjo de mesa super perfumado com elas!

manjericão
As flores de manjericão devem ser podadas e formar lindos arranjos perfumados. Foto: Awohlfeld | Pixabay