orégano
Foto: Henry Perks | Unsplash
- Publicidade -

O orégano é uma ótima opção para quem quer cultivar um jardim de ervas: é uma planta perene, fácil de manter e que pode ser usado em diversas receitas, culinárias e medicinais.

De origem mediterrânea, o orégano (Origanum vulgare) é tolerante à seca e pode ser cultivado no chão ou em vasos.

- Publicidade -
Listamos 6 razões você incluir o orégano na sua horta ou jardim. Confira!
orégano
Foto: Pixabay

1. Cultivo fácil

O orégano é uma planta muito versátil. A erva prefere clima quente e ensolarado com solo bem drenado, mas também sobrevive a períodos de chuva e alguma sombra.

Esta é uma das razões pelas quais ela apareceu nas listas de muitos jardineiros de plantações de baixa manutenção e ervas fáceis de cultivar.

horta caseira de temperos
Foto: Dayana Brooke | Unsplash

Quando cultivado em uma encosta, o orégano pode ajudar a prevenir a erosão. E as suas delicadas flores deixam a paisagem mais bonita.

2. Propriedades medicinais

O orégano é frequentemente usado em remédios naturais graças à sua ação antibacteriana, antioxidante, antifúngica, antiinflamatória e anti-histamínica. Muitas pessoas tomam óleo de orégano ao primeiro sinal de resfriado ou gripe. 

A erva também é conhecida por ajudar a combater infecções fúngicas, bem como alergias.

Adicionar esta erva fresca às suas refeições e beber chá de orégano caseiro são maneiras fáceis de tirar proveito de suas propriedades medicinais.

3. Sabor único

orégano
Foto: Pixabay

Esta erva pode ser usada fresca e seca na cozinha. É popularmente usado na culinária italiana em molhos para massas à base de tomate e pizza.

Para usá-lo fresco, basta cortar os caules e arrancar as folhas frescas.

Para secar, corte e pendure os talos em cachos de cabeça para baixo até que estejam completamente secos e crocantes, depois retire as folhas dos talos. Esmague as folhas secas entre as palmas das mãos antes de adicioná-las às suas receitas favoritas.

4. Polinizadores e insetos do bem

Polinizadores de todos os tipos, incluindo abelhas, gostam de se alimentar de flores ricas em néctar. E o orégano fornece alimento e habitat para insetos benéficos, como crisopídeos. Quando as larvas de crisálidas emergem, são predadores vorazes de pulgões, moscas-brancas, lagartas da traça-do-repolho e muitas outras pragas comuns de jardim.

orégano
Foto: Pixabay

Por esse motivo, é bom plantá-lo no entrono do jardim e hortas, especialmente perto de pepinos e plantações de repolho, brócolis, couve-flor e couve.

5. Repelente natural

O cheiro forte de orégano confunde as pragas o que ajuda na proteção de hortas e árvores frutíferas.  

6. Cobertura vegetal

O orégano forma uma cobertura de solo em áreas sem muito movimento de pessoas e animais. Uma dica é plantar a erva em baixo de árvores frutíferas, que são podadas apenas algumas vezes por ano.

Como plantar orégano?

O orégano é uma planta perene, portanto, começar a crescer a partir da semente é um processo lento, mas fácil. Se você já tem uma planta, o orégano é uma das muitas ervas que você pode propagar por meio de estacas.

Dê-lhe bastante espaço, porque pode crescer até um metro e meio de largura. Se for plantar em vasos, escolha os de tamanho grande, com boa drenagem.

orégano
Foto: Pixabay

De preferência, o orégano deve ser plantado em locais com boa incidência de sol e ser podado a cada primavera.

Quer saber como cultivar uma horta de temperos em casa? Confira AQUI.

- Publicidade -