- Publicidade -
sorvete de banana
É possível saborear sobremesas sem prejudicar a saúde, com alternativas preparadas com frutas e produtos naturais. | Foto: Courtney Cook | Unsplash

Em dias de calor, o sorvete pode trazer um pouco de alívio. Saborosa, a sobremesa gelada é temida por quem busca uma alimentação saudável: as gorduras trans, conservantes e açúcar presentes na maior parte das opções disponíveis são responsáveis pelo aumento do colesterol ruim e dos triglicerídeos – que em altos níveis estão relacionados a várias doenças. A boa notícia é que, com criatividade, é possível saborear sobremesas sem prejudicar a saúde, com alternativas preparadas com frutas e produtos naturais. É o caso de um sorvete de banana com iogurte.

- Publicidade -

A receita de sorvete de banana é muito fácil de preparar em casa. Esta e outras dicas para obter opções saborosas e saudáveis para o verão são ensinadas pela especialista em Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Paloma Popov, confira abaixo:

Sorvete saudável de banana com iogurte

Rendimento: +ou- 400g

Ingredientes

  • 4 bananas (médias) maduras (pode ser banana prata)
  • 400g de iogurte grego (ou 2 potinhos) ou iogurte vegetal para um sorvete vegano
  • 1 colher (sopa) de mel

Passo a passo

- Publicidade -
  • Pique bem as bananas e triture no liquidificador ou processador.
  • Junte o iogurte grego e o mel e bata bem até formar um creme liso e homogêneo.
  • Coloque em um recipiente que possa ir ao freezer e deixe congelar (isso deve demorar pelo menos 2 horas).
  • Retire do freezer 20 minutos antes de servir para dar uma leve derretida e sirva!
banana
Foto: Pixabay

Como preparar qualquer sorvete saudável

  1. Sorvetes: a nutricionista indica preparações caseiras dos “Sorbets”, os gelados de fruta, com banana, morango, manga e frutas vermelhas. “Conseguimos uma boa cremosidade batendo frutas congeladas. Para incrementar o sabor, vale acrescentar mel, aveia, granola, castanhas e até nibs de cacau”, recomenda. Se quiser, pode adicionar chocolate em pó na massa para ter um sorvete de banana com chocolate.
  2. Cremosidade: outra opção é processar a fruta com iogurte natural. Produzido pela fermentação bacteriana do leite, o emulsificante natural é rico em cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. A especialista alerta que o iogurte natural comprado no supermercado deve ser puro, sem conter outro ingrediente no rótulo. “É possível fazer um iogurte natural em casa, a partir do aquecimento do leite pasteurizado, com a adição de um ácido, como o limão, por exemplo, gerando a coagulação da proteína. A partir da famosa “coalhada”, podemos inserir sabor, com raspas de coco, mel ou leite de coco, com o uso do liquidificador”, detalha. Caso seja intolerante à lactose ou tenha optado por uma dieta vegana, existem muitas opções de iogurte vegetal para fazer esta substituição.
  3. Picolés: os picolés também funcionam com alternativas naturais e saudáveis. Paloma Popov destaca que a sobremesa pode ser feita à base de água e fruta. Ela acrescenta o fato de o picolé ser um clássico de dinâmicas culinárias com as crianças nas férias, preenchendo forminhas coloridas, com ingredientes nutritivos. “Podemos utilizar os sabores que as crianças gostam, como o chocolate e de frutas em geral. Outra dica é evitar frutas que são compostas por muita água, como melão, melancia e mamão”, exemplifica.
  4. Suco: independentemente da estação, o suco é uma das opções mais nutritivas para se refrescar. A nutricionista do CEUB alerta que para absorver o valor nutricional do suco de fruta, é interessante que seja consumido imediatamente após o preparo. Popov explica que quase todas as frutas têm vitamina C e com o suco, a vitamina evapora após um tempo. Nesse sentido, o recomendado é o consumo imediato.