Jardinagem pode fortalecer a imunidade, diz estudo

Pesquisadores comprovaram efeitos positivos do contato com o solo em apenas um mês de cultivo em ambientes internos com vasos

benefícios da jardinagem
Foto: Mika Saarenpää, | Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade de Helsinque

Estudos já haviam comprovado que colocar a mão na terra ajuda a combater a depressão, isso porque microrganismos do solo tem ação similar a antidepressivos. Agora, um novo estudo comprova que a jardinagem traz benefícios para o nosso sistema imunológico: além da felicidade de ver o que você planta crescer e frutificar, você ganha fortalece sua imunidade!

Quem afirma isso são pesquisadores da Universidade de Helsinque, do Instituto de Recursos Naturais da Finlândia e da Universidade de Tampere. Os benefícios foram comprovados em atividades de jardinagem interna urbana – não foi necessário trabalhar em uma grande plantação.

Estudos anteriores já haviam revelado os efeitos positivos da exposição a materiais naturais ricos em micróbios, como o solo, na microbiota humana, mas os pesquisadores desta vez analisaram especificamente se a jardinagem urbana em ambientes internos poderia ter impactos semelhantes.  interior poderia ter impactos semelhantes.

Ao utilizar um solo de jardinagem rico em micróbios nos seus jardins interiores, os participantes do estudo experimentaram um aumento na diversidade da microbiota na pele, além de alguns benefícios anti-inflamatórios. As descobertas foram publicadas na revista Environment International.

“Um mês de jardinagem aumentou a diversidade de bactérias na pele dos indivíduos e foi associado a níveis mais elevados de citocinas anti-inflamatórias no sangue”, Mika Saarenpää, pesquisadora de doutorado da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade de Helsinque, em um comunicado.

curso jardinagem
Foto: Sandie Clarke | Unsplash

Saarenpää explica que estes benefícios foram encontrados num ensaio utilizando um meio de cultivo semelhante ao solo encontrado numa floresta. Para o estudo, os participantes receberam um kit para jardinagem com floreiras e ervilhas, alfaces, feijões, mostarda, alho e gengibre comprados em lojas (em diversas formas, como sementes, rizomas e bulbos).

Em alguns kits estava o solo rio em microrganismos e em outros um solo pobre feito com turfa – um cultivo que se tornou popular e é bastante controversa já que a colheita de turfa destrói os ecossistemas turfosos, um importante sumidouro de carbono, conforme relatado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

kit jardinagem imunidade
Kit entregue aos participantes do estudo. Foto: Instituto de Recursos Naturais da Finlândia

Resultados

Os participantes que usaram o solo rico em micróbios experimentaram os benefícios em apenas cerca de um mês de jardinagem interna.

O aumento da diversidade na microbiota da pele é importante, pois pode contribuir para a imuno regulação. “Sabemos que a urbanização leva à redução da exposição microbiana, a alterações na microbiota humana e a um aumento no risco de doenças”, disse Saarenpää.

“Esta é a primeira vez que podemos demonstrar que a atividade humana significativa e natural pode aumentar a diversidade da microbiota de adultos saudáveis ​​e, ao mesmo tempo, contribuir para a regulação do sistema imune”, completa a cientista

Outra vantagem é que manter um jardim ou horta interior exige pouco dinheiro ou espaço para começar, e muitos dos participantes manifestaram interesse em manter esta atividade após o final das experiências e até mesmo expandir seu plantio para espaços externos.

horta em vaso
Foto: iStock

“Ainda não sabemos por quanto tempo persistem as alterações observadas na microbiota da pele e nas citocinas anti-inflamatórias, mas se a jardinagem se transformar em um hobby, pode-se presumir que a regulação do sistema imunológico se tornará cada vez mais contínua”, disse Saarenpää.

Já os os jardineiros que usaram solo à base de turfa, não tiveram alterações na microbiota da pele ou nas moléculas anti-inflamatórias do sangue.