- Publicidade -

Itens de arquitetura cenográfica são matéria-prima para upcycling

Empresa de eventos reaproveita materiais para criar produtos criativos e reverte venda para equipe de funcionários

upcycling material de eventos
Foto: @pufpufcriativa

Se a preocupação com os resíduos gerados pela construção civil já é enorme, quando pensamos em resíduos de arquitetura cenográfica este aspecto merece todo o cuidado. O setor de eventos e cenografia gera diariamente toneladas de materiais de todo o tipo, para montagens que são momentâneas, mas que usam materiais que podem levar séculos para se decompor – o que inclui de tecidos até manequins, passando por mobiliários variados, carpetes e vários tipos de objetos.

- Publicidade -

Para resolver esta questão, a Bueno Arquitetura Cenográfica desenvolveu um modelo de negócio com “economia criativa e circular”. O objetivo é transformar o processo, cuidando desde a concepção do projeto cenográfico para diminuir a compra de matéria-prima, até em reciclar o material de descarte, reaproveitando para novos eventos ou então transformando em bolsas e mochilas com lona, tecidos, lycra, entre outros materiais.

upcycling material de eventos
O que era um rolo para fios e cabos se transformou numa mesa de centro rústica. Palets e almofadas viraram bancos. Foto: @pufpufcriativa

A fabricação dos novos produtos com o que foi usado em um evento específico fica por conta dos próprios funcionários da empresa. O valor gerado com a venda dos produtos de upcycling retorna novamente à equipe, tornando o processo sustentável, colaborativo e circular. Além de bolsas e peças de decoração, são pufes, nichos personalizados, bancos, cachepô para plantas, almofadas e outras peças exclusivas.

A sócia Leila Bueno, lembra que a iniciativa partiu de uma preocupação com os resíduos que eram gerados a cada projeto. “Hoje, esses materiais são vendidos e toda verba é revertida para os funcionários da empresa, e em alguns casos são realizadas doações para abrigos de idosos”, explica Leila. A ideia é cooperar com toda cadeia que o setor de arquitetura cenográfica atua, além do conceito estético diferenciado e principalmente, a conscientização das pessoas para o meio ambiente.

este pufe/sapateira foi fabricado com materiais que seriam descartados. Foto: pufpufcriativa

Depois de alguns anos funcionando informalmente, a empresa de venda dos produtos de upcycling ganhou um perfil ativo para comercializar as peças: @pufpufcriativa no Instagram.

- Publicidade -
upcycling material de eventos
Mochila fabricada com itens reaproveitados. Foto: @pufpufcriativa

30 anos de história

A Bueno Arquitetura Cenográfica já realizou mais de 7 mil projetos – cerca de 1 milhão de metros quadrados de cenários e experiências imersivas. A empresa comemora 30 anos de história em 30 de março de 2023 com o lançamento de um documentário desenvolvido pela Cactos Media House. O filme aborda a estrutura familiar do casal Ricardo e Leila Bueno, destacando o amor pela profissão e conta a trajetória de sucesso da empresa que conquistou mais de 25 Prêmios Caio, conhecido como o “Oscar dos eventos”.

upcycling material de eventos
Foto: Divulgação | Bueno Arquitetura Cenográfica

A pré-estreia do documentário acontece nesta quinta-feira (30/03) em São Paulo, em evento para convidados. Depois, o filme estará disponível no YouTube. Quem quiser receber o link e conhecer melhor o projeto, pode acessar www.bueno30anos.com.br.

upcycling material de eventos
Fotos: Bueno Arquitetura Cenográfica

“Queremos contribuir na vida das pessoas. Vai além da cenografia por si só, estamos falando de um movimento de arquitetura cenográfica que mexe com conceito, técnica e arte. Com 30 anos de história, acreditamos que fomentar o mercado e deixar um legado é o nosso maior sonho”, ressalta Leila Bueno.

- Publicidade -