- Publicidade -
mochila kitesurfe
Fotos: Divulgação | Alme

As pipas de kitesurfe são extremamente resistentes e leves. Outra característica do equipamento é o visual colorido que impressiona quem vê a pipa aberta no céu. Seria um desperdício que este material terminasse no lixo depois que não estivesse mais sendo usado no esporte – é aí que entra o upcycling, dando um novo uso para as pipas.

- Publicidade -

A Alme, marca de sapatos carbono neutro, se uniu à Atoll Circle, marca de vestuário focada na circularidade e durabilidade, e à Kitesurf Adventure, escola do professor e kitesurfista Otávio Frasca, para criar uma mochila feita a partir de pipas antigas de kitesurf.

mochila kitesurfe
Foto: Divulgação | Alme

A matéria prima são doações dos alunos da Kitesurf Adventure, guardadas há mais de 14 anos. Todas estas pipas deixam de ser resíduos e se transformam em um novo produto.

Para a fabricação das mochilas, foi realizado um processo de Análise de Ciclo de Vida, feito pela consultoria Upcycle, para que a pegada de carbono fosse calculada e cada pipa fosse reaproveitada ao máximo em todas as superfícies, inclusive no acabamento dos zíperes.

mochila kitesurfe
Foto: Divulgação | Alme

A mochila possui passaporte digital, uma tecnologia que rastreia a origem e cadeia produtiva dos materiais das peças, oferecendo todas as informações sobre o produto, incluindo sua origem, materiais, processos produtivos e pegada de carbono.

- Publicidade -

Cada pipa pode gerar em média 12 mochilas, que se tornam produtos únicos. O design é funcional e minimalista para valorizar a identidade visual principal da matéria-prima, aproveitando a paleta original de cores das pipas.

mochila kitesurfe
Foto: Divulgação | Alme

O zíper é de acabamento robusto, oferecendo mais resistência à mochila Re-kite. Ela também possui bolsos externos e um bolso interno para colocar o notebook e outros objetos.

A mochila já está disponível nas lojas Alme Oscar Freire e Iguatemi e na loja da Atoll na Vila Nova Conceição.

- Publicidade -
mochilas kitesurfe
Fotos: Divulgação | Alme

Pipas também se transformam em jaquetas

Outra marca que vem reaproveitando as pipas de kitesurfe é a Kitecoat, idealizada por um casal de velejadores. Alexandre Rezende e Paula Lagrotta perceberam que muitas pessoas não se desfaziam do material, que é caro e tem também um valor afetivo, e acabavam deixando as pipas “enconstadas” em algum canto.

jaquetas kitesurf
Fotos: Kitecoat

Para que elas ganhassem um novo significado, eles desenvolveram jaquetas exclusivas que podem ser encomendadas pelos antigos donos da pipa, ou podem ser compradas no site da marca. Com a produção das jaquetas, Alexandre e Paula dão um novo destino a um material que pode levar até 300 aos para se decompor na natureza.