- Publicidade -

NY terá maior fazenda vertical de cogumelos do mundo

A empresa MyForest Foods está lançando uma nova fazenda vertical de mais de 7 mil metros quadrados.

fazenda cogumelos
Fotos: MyForest Foods

Depois das hortaliças, chegou a vez dos cogumelos dominarem as prateleiras das fazendas verticais. O plantio high-tech é a aposta da empresa MyForest Foods, no estado de Nova York, que está lançando o que afirma ser o maior espaço voltado ao cultivo de micélio do mundo.

- Publicidade -

Na natureza, os cogumelos desenvolvem raízes semelhantes a fios, chamadas de micélio. A norte-americana MyForest Foods usa justamente o micélio para produzir o MyBacon – uma alternativa vegetal à carne da barriga do porco, pela qual é feito o bacon.

A busca por um substituto à carne suína faz sentido tanto por ser bastante consumida nos Estados Unidos como pelo fato pessoal do cofundador e CEO da MyForest Foods, Eben Bayer, ter crescido em uma fazenda de criação e abate de porcos.

“A criação industrial de suínos é horrível. Eles são esses animais super-sencientes. E o que fazemos é simplesmente horrível”, afirmou o empresário em entrevista ao site Fast Company.

Buscando expandir o negócio com zero sofrimento animal, sua empresa está lançando uma nova fazenda vertical de mais de 7 mil metros quadrados. O espaço está localizado em Green Island, uma vila no Condado de Albany.

- Publicidade -
micélio bacon
Foto: MyForest Foods

Batizada de Swersey Silos, a fazenda integra uma grande estrutura que inclui, além do cultivo, as instalações necessárias para produzir o bacon vegetal. Para a companhia, os fungos são o melhor substituto da carne, sobretudo em sua textura cartilaginosa.

Como funciona

Assim como as fazendas de hortaliças e verduras, os micélios são cultivados em condições extremamente controladas para o crescimento ideal. Temperatura, umidade e nível de CO2 são monitorados continuamente. Além disso, o espaço é mantido escuro, nebuloso e úmido: ambiente ideal para os fungos.

micélio bacon
Fotos: MyForest Foods

Quando os micélios estão no ponto ideal de “colheita”, eles são fatiados para serem transformados em bacon. Ganham adição de sal, açúcar, óleo de coco para criar a gordura, suco de beterraba para dar cor e fumaça líquida para imitar o sabor da carne de porco. Ao Fast Company, o fundador admite que não é um produto saudável, porém é mais saudável que o bacon e com uma pegada de carbono muito menor.

- Publicidade -
micélio bacon
Fotos: MyForest Foods

O objetivo da empresa é chegar a um milhão de consumidores até 2024.