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Danone firma parcerias com Pimp My Carroça e startups de impacto

Companhia anunciou compromissos de transição para a economia circular, com um sistema de embalagens mais sustentáveis

pimp my carroça danone
Carroça “pimpada” pela artista urbana Mariana Calle. Foto: Natasha Olsen

Em um evento realizado na sede do Pimp My Carroça em São Paulo, a Danone Brasil anunciou parcerias e iniciativas da companhia para acelerar a transição para a economia circular, com um sistema de embalagens de baixo carbono. Entre as metas anunciadas está um portifólio 100% reciclável no Brasil até 2030.

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“Investir em ações que fomentam a frente de economia circular propõe uma mudança em toda a maneira de consumir: do design dos produtos até nossa relação com as matérias-primas e resíduos, passando pelo investimento na cadeia de reciclagem, pela capacitação dos catadores e soluções práticas de novas aplicações em material reciclado”, comenta Patricia Levy, Diretora de Pesquisa e Inovação da Danone Brasil.

Outros compromissos anunciados pela empresa são a redução pela metade do uso de embalagens virgens de origem fóssil até 2040, com redução de 30% até 2030, além de desenvolver sistemas de coleta eficazes para recuperar o máximo de plástico até 2040. Hoje, 100% das garrafas de iogurtes da empresa, produto que representa o maior volume de produção, já são recuperadas.

Letícia Pimp My Carroça
Letícia Tavares, diretora executiva do Pimp My Carroça, durante o anúncio das parcerias. Foto: Divulgação | Danone

Para que estas metas sejam atingidas, a Danone Brasil estabeleceu importantes parcerias com startups que trabalham com economia circular e com o movimento Pimp My Carroça, que atua para gerar renda e condições dignas de trabalho aos catadores e catadoras de recicláveis no Brasil. “Hoje o Brasil recicla apenas 4% dos resíduos recicláveis que gera. E 90% deste material passa pela mão de catadores e catadoras”, pontuou Letícia Tavares, diretora executiva do Pimp My Carroça.

Em parceria com o Pimp My Carroça, a Danone vai apoiar projetos exclusivos para melhorar as condições de trabalho desse elo fundamental da cadeia de reciclagem, com investimentos voltados para infraestrutura, equipamentos e capacitação. A parceria começou no início de 2024 com o lançamento da campanha “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”.

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Nova garrafa para iogurtes

Fruto desta aproximação com catadores e catadoras, a garrafa de iogurte ‘Tudo de Bom, Tudo de Bem’ surgiu em um processo de co-construção com estes profissionais em workshops e visitas a cooperativas. O resultado é uma garrafa PET transparente que tem mais valor de reciclagem. Para aumentar a reciclabilidade da embalagem e a renda de catadores, a Danone intensificou suas pesquisas para a retirada do pigmento branco dos garrafões.

A iniciativa faz parte do trabalho para diminuir pela metade o uso de embalagens virgens, com projetos para todas as suas garrafas de iogurtes, buscando embalagens mais sustentáveis para todo o portfólio de marcas – que inclui Activia, Corpus, Danone entre outras.

garrafas PET transparente para iogurte
Essa é a primeira garrafa PET transparente para iogurtes da Danone. Foto: Natasha Olsen

Este é o primeiro garrafão em PET transparente da Danone, possui a menor quantidade de plástico dessa categoria no mercado, além de um iogurte produzido com leite de baixo carbono. A inovação mostra como o design de embalagens pode estar à serviço da sustentabilidade na indústria de alimentos.

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“A ausência de pigmento branco não é uma questão estética, mas uma estratégia para aumentar a reciclabilidade do material nas cooperativas, reforçando o apoio social da empresa a catadores de material reciclável. Para chegar a essa embalagem, investimos em pesquisas para garantirmos que as propriedades nutricionais e sensoriais do produto fossem totalmente preservadas”,explica Patrícia Levy.

Parcerias com startups

Além da parceria com o Pimp My Carroça, a Danone está investindo no programa Fermenta Impacto+ de inovação aberta voltado para implementação de soluções de startups de impacto positivo. No ano passado, a companhia selecionou, em parceria com a aceleradora de impacto Quintessa projetos de startups para desenvolverem iniciativas que gerem benefícios para a saúde das pessoas e do planeta.

reciclagem potes iogurte
Foto: Danone Brasil

Dentro deste programa, um dos principais projetos está sendo desenvolvido em parceria com a Yattó, startup especializada em soluções de reciclagem de materiais complexos. “Para avançar no compromisso de utilizar matérias-primas mais sustentáveis estamos trabalhando juntos no desenvolvimento da cadeia do poliestireno, um plástico flexível comumente usado em bandejas de iogurtes por todo o mercado. O projeto já foi responsável por recuperar 30 toneladas deste material só em 2023 e se mostrou escalável, impactando mais de 14 cidades em 4 Estados do Brasil”, explica detalha Scheilla Montanari, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

Outra startup selecionada foi a Uma das startups selecionadas foi a Green Mining, especializada em tecnologia de Logística Reversa Inteligente para recuperar embalagens pós-consumo de forma eficiente e trazê-las de volta para o ciclo de produção. Um dos projetos da Green Mining, implementado com sucesso em São Paulo e Minas Gerais, é a Estação Preço de Fábrica onde catadores, catadoras e qualquer pessoa podem vender materiais recicláveis e receber o pagamento via PIX. A venda direta nos pontos de coleta garante um valor maior pelo material, já que exclui atravessadores da cadeia de reciclagem.

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Foto: Danone Brasil