- Publicidade -

Projeto de compra de recicláveis chega a Minas Gerais

Estação Preço de Fábrica, em Juiz de Fora, gera renda para a população pagando por resíduos recicláveis via PIX

estação preço de fábrica
Nova unidade da Estação Preço de Fábrica fica em Juiz de Fora, Minas Gerais. Foto: Divulgação | Green Mining

A Estação Preço de Fábrica, projeto da startup Green Mining com apoio do Grupo Boticário inaugura sua nova unidade em Juiz de Fora, Minas Gerais, nas instalações da fábrica de reciclagem da Indorama Ventures Soluções Sustentáveis. O espaço vai receber materiais recicláveis de qualquer pessoa que queira destinar corretamente seus resíduos e, em troca, faz pagamentos por meio de PIX de acordo com o peso de material entregue.

- Publicidade -

“Os valores que pagamos pelos resíduos são compatíveis aos pagos pelas usinas de reciclagem. Ao eliminar a intermediação, acreditamos que conseguiremos fazer o vidro e outros materiais serem cada vez mais desviados dos aterros para, realmente, evoluirmos nos números da reciclagem do país. O que era lixo se tornou a principal fonte de renda de muitas pessoas”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining e vice-presidente da Associação Brasileira de Logística Reversa (Abelore).

Desde que o projeto Estação Preço de Fábrica foi lançado, em novembro de 2021, mais de 2.300 toneladas de resíduos foram recolhidas e encaminhadas para a reciclagem.

troca de recicláveis
Estação de troca de recicláveis do Projeto Preço de Fábrica. Foto: Divulgação

O objetivo é gerar benefícios para o meio ambiente e para as pessoas que levam seus recicláveis para a estação, que podem aumentar sua renda com o que muitas vezes era simplesmente jogado fora. O foco são catadores e catadoras, mas a iniciativa está aberta para todos os que quiserem destinar corretamente seus resíduos e receberam por isso.

“O que estamos fazendo vai além de aplicar o conceito de logística reversa. Estamos reconhecendo o serviço ambiental dos catadores para a qualidade de vida nas cidades e menor emissão de carbono. Queremos incentivar o descarte consciente de embalagens e pagar o valor que esses materiais valem”, completa Rodrigo.

- Publicidade -

Como funciona?

Para receber pelos resíduos coletados, é necessário baixar o aplicativo gratuito da Green Mining, disponível nas plataformas da App Store e Google Play, preencher um breve cadastro e indicar o material que está sendo entregue, que será pesado e classificado.

A partir daí, um recibo é gerado e, quando completar R$10, o valor será depositado semanalmente, às sextas-feiras, na conta da pessoa por meio de PIX. Para participar do projeto é necessário ter CPF e mais de 18 anos.

etapas reciclagem
Foto: iStock

Expansão para Minas Gerais

Com unidades em São Paulo e Bahia, a Estação Preço de Fábrica chega a Minas Gerais para incentivar a cadeia de reciclagem no Brasil. Com a parceria da Indorama Ventures, que recicla no local as embalagens de plástico PET, da empresa Ibema, responsável pela reciclagem do papelão, papel cartão e papel branco, e da Massfix, que realiza o processo de reciclagem do vidro, é possível garantir uma gestão eficiente de resíduos, redução da demanda por novos recursos e geração de renda para catadores, carroceiros e outras pessoas que queiram ter uma renda extra com recicláveis.

- Publicidade -

Para o Grupo Boticário, que já tem uma relação de longa data com Minas Gerais, a expansão do projeto é mais uma possibilidade de continuar impactando positivamente a vida das pessoas e endereçar seu compromisso com a gestão de resíduos. “A Estação Preço de Fábrica é uma das iniciativas desenvolvidas em prol de contribuir no destino ambientalmente correto para os materiais coletados e no incremento de renda das pessoas. Inaugurar uma unidade em Juiz de Fora possibilita fortalecer ainda mais a relação que temos com Minas, onde também está um dos nossos centros de distribuição”, diz Mariana Cavanha, gerente de Sustentabilidade do Grupo Boticário.

preço de fábrica reciláveis por PIX
Primeira unidade da Estação Preço de Fábrica em MInas Gerais. Foto: Divulgação | Green Mining

De acordo com Renata May, Gerente Comercial da Indorama Ventures, o projeto vem de encontro ao desafio de aumentar os índices de reciclagem do PET no Brasil. “Ao proporcionar uma compensação justa e estimular o aumento da adesão dos consumidores à reciclagem do PET, também contribuímos para diminuir a destinação de materiais passíveis de reciclagem para aterros, lixões e demais locais inadequados”, afirma.

Estação Preço de Fábrica Juiz de Fora

  • Local: Indorama Ventures Soluções Sustentáveis
  • Endereço: Rua Jovino Antônio da Silva, 250 – Distrito Industrial, Juiz de Fora/MG
  • Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h às 17h, sábado das 8h às 12h