- Publicidade -

Brasileira cria repelente para roupas e superfícies que mata Aedes

Segundo engenheira química, produto é inodoro, antialérgico, inofensivo para crianças, idosos, gestantes e animais

El Niño dengue
Foto: CC0 Domínio público

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue. Segundo o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, já são mais de 1,8 milhão de casos (prováveis e confirmados) de dengue em 2024. Enquanto as campanhas de combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti caminham a passos lentos e a vacina não chega para todos, a engenheira química e cientista PhD pela UFSC Fernanda Checchinato divulga seu repelente capaz não só de afastar o mosquito da dengue como matá-lo em segundos.

- Publicidade -

Fernanda é cientista PhD pela UFSC, Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Laboratório CNRS da Universidade de Lyon (França), pesquisadora na Japan International Cooperation Agency, ex-docente do Senai CTC Criciúma e da UFSC e autora de seis patentes de inovação tecnológica. Com toda essa bagagem, ela ainda virou empreendedora com a criação da empresa de alta tecnologia Aya-Tech.

É por meio de sua empresa que, em 2015, Fernanda desenvolveu o Protec: o primeiro repelente do mundo contra o mosquito da dengue para aplicação exclusiva em roupas, tecidos e superfícies. Certificado no Brasil pela Anvisa, segundo a companhia, o produto é inodoro, antialérgico e inofensivo para humanos, inclusive crianças, idosos e grávidas, animais e meio ambiente.

repelente dengue
O Protec foi criado em 2015 e é certificado pela Anvisa. | Foto: Divulgação

“O Protec é sustentável e não existia nada como ele em todo o mundo antes do seu lançamento – por isso tenho muito orgulho, além de um incontestável respaldo científico, em afirmar categoricamente que ele é uma criação exclusiva da Aya-Tech”, afirma Fernanda. “O Protec protege contra o mosquito da dengue, contra insetos causadores de doenças como febre amarela, zika vírus, Chikungunya, leishmaniose e Síndrome de Guillain-Barré e contra pragas urbanas que provocam alergias e outras patologias de pele, como ácaros, traças, baratas, traças, carrapatos, piolhos, formigas, pulgas, muriçocas, borrachudos e moscas”, completa.

A cientista e empreendedora ressalta que seu repelente é fruto de um meticuloso trabalho que durou cinco anos e envolveu pesquisas e desenvolvimento com nanotecnologia, usando recursos próprios.

- Publicidade -

Como funciona

O repelente foi desenvolvido a partir de uma combinação de componentes químicos com os compostos naturais permetrina (princípio ativo do repelente, retirado da flor crisântemo) e água. Onde o produto é aplicado, o inseto sente o princípio ativo do produto e se afasta imediatamente. Mas, caso o inseto pouse na superfície aplicada, ele acaba absorvendo os ativos e entra em estado de paralisia e morte. É o chamado efeito ‘knock-out’, com ação fulminante para o vetor da dengue.

Onde pode ser aplicado

O Protec é aplicável em camisetas, bonés, casacos, mantas, cobertores, edredons, lençóis, fronhas, toalhas, cortinas, tapetes, sofás, meias, elásticos e tiaras de cabelo, coleiras de animais, uniformes, tênis e roupas em geral e até mesmo em telas de mosquiteiros, carrinhos de bebês, bancos de carros, pisos, paredes, azulejos, vasos, batente de portas, janelas, livros, barracas de camping e barcos.

repelente dengue
Fernanda Checchinato, CEO da Aya-Tech. | Foto: Divulgação

As aplicações podem ser feitas em qualquer tipo de superfície capaz de absorver os ativos do produto, com proteção comprovada por testes laboratoriais de até 60 dias ou 20 lavagens.

- Publicidade -

Outros produtos da marca

Além do repelente contra a dengue em versão spray, a Aya-Tech possui em seu portfólio o repelente em aerossol Bite Block, que protege contra insetos e pode ser facilmente transportado na bolsa, o repelente para pele Fly, bactericidas, fungicidas e viricidas para roupas, antissépticos sem álcool para mãos e corpo e a linha Gy de cosméticos infantis tipo slime que colore a pele da criança sem causar qualquer tipo de alergia ou desconforto.

Atualmente, a empresa trabalha também ativamente no desenvolvimento de um repelente para aplicação em couro e em um produto para sapatos para portadores de epidermoliose bolhosa. Todos os itens de beleza, saúde e bem-estar da Aya-Tech não são testados em animais e são inteiramente veganos.

Mais informações sobre os produtos estão disponíveis no site da Aya-Tech.

Dengue

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que são causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: dengue, chkungunya e Zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A melhor maneira de evitar as doenças é com a eliminação dos criadouros para impedir o nascimento do mosquito – uma ação que depende da ajuda de toda a sociedade.