- Publicidade -

Plataforma conecta alimentos que seriam descartados com população vulnerável

O Infineat faz a ponte entre pessoas que têm fome com locais onde sobram alimentos de boa qualidade

Infineat combate desperdício
Iniciativa já rendeu mais de 1,7 milhões de refeições. | Foto: Divulgação

O desperdício de alimentos é um grave problema, além de um contrassenso em um país como o Brasil em que cerca de 19 milhões de pessoas passam fome. Um estudo da Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) apontou, em 2021, que só com as toneladas de alimentos desperdiçados seria possível alimentar 12 milhões de pessoas por ano. São produtos que mesmo estando aptos e seguros para consumo vão parar na lata do lixo todos os dias. Para ajudar a reverter esse cenário, a empresa de assinatura eletrônica Clicksign contribuiu com o desenvolvimento do Infineat.

- Publicidade -

Lançada em 2022, a Infineat gerencia e redireciona alimentos de boa qualidade que seriam descartados de grandes companhias do varejo e destina-os às instituições e ONG’s que distribuem para pessoas em vulnerabilidade alimentar.

O processo se dá basicamente com a coleta de alimentos em supermercados, indústrias de alimentos e restaurantes; o envio de excedentes para uma rede de instituições parceiras e a garantia da entrega diária de alimentos de qualidade a quem mais precisa – combatendo diretamente a insegurança alimentar de milhares de pessoas.

Tecnologia a favor do combate à fome

Com a plataforma Infineat, o negócio de impacto social criou o que afirma ser a primeira filantech do país. Como o nome indica, a startup une filantropia e tecnologia com o propósito de ajudar a alimentar quem passa fome no Brasil.

O desenvolvimento da Infineat envolveu mais de 20 colaboradores da Clicksign de diferentes áreas. De forma voluntária, a empresa colocou o seu time de Quality Assurance – cuja função é garantir a qualidade no desenvolvimento de um produto ou serviço – à disposição para a melhor condução dos testes durante o processo de criação do aplicativo.

- Publicidade -

“Acreditamos na solução do desperdício de alimentos por meio da tecnologia, assim, entendemos o propósito da Infineat e colaboramos para o avanço da plataforma deles. A ideia é que nossa ajuda possa fazer com que mais estabelecimentos se alinhem à iniciativa, permitindo que os alimentos chegassem mais rápido para quem realmente precisa”, destaca Michael Bernstein, CTO da Clicksign.

Infineat
Toneladas de alimentos aptos e seguros para consumo vão parar na lata do lixo todos os dias.. | Fotos: Divulgação

O apoio deu certo. Com mais de 70 lojas, localizadas em São Paulo, Sergipe, Bahia e Ceará, a solução já rendeu mais de 1,7 milhões de refeições – com média de 5 mil pratos diários -, beneficiando o trabalho de 83 ONG’s e salvando mais de R$ 10 milhões em alimentos que seriam descartados.

Para Alexandre Vasserman, CEO da Infineat, o trabalho colaborativo exercido pela empresa de assinatura eletrônica foi importante para que filantech pudesse dar novos passos e potencializar ainda mais a sua luta contra a fome.

- Publicidade -

Como ajudar

A Infineat trabalha somente com filantropia, portanto doações são essenciais. É possível contribuir financeiramente usando a chave PIX disponibilizada no site da instituição. Quem atua em ONG’s e necessita de recursos e alimentos também pode entrar em contato para se cadastrar na Infineat.

Dentro de nossas casas também podemos contribuir com a redução do desperdício de comida – confira.