- Publicidade -

Campinas ganha feira agroecológica mensal

Além de frutas e verduras diretamente dos produtores, feira terá lazer para crianças e oficinas sobre consumo consciente e hortas caseiras

lavar alimentos
Foto: Inigo De La Maza | Unsplash

A partir da primeira semana de maio, a população de Campinas, interior de São Paulo, vai poder comprar legumes, frutas e verduras diretamente dos produtores. A Feira Agroecológica vai acontecer uma vez por mês, no Parque D. Pedro Shopping. A primeira edição do evento está agendada para o dia 8 de maio, segunda-feira, das 17h às 21h, na Praça BeGreen (Entrada Árvores).

- Publicidade -

Além de produtos direto do campo e do tradicional pastel com caldo de cana, o evento vai ter música ao vivo, espaço de lazer para as crianças e orientações sobre consumo consciente e hortas caseiras.  A iniciativa é uma parceria so shopping com o Sítio Vale das Cabras e com a Associação Garoa, que levará para os consumidores produtos de quatro sítios associados, tais como: alface, rúcula, couve, berinjela, abobrinha, mandioca, inhame, quiabo, batata-doce, banana, limão, salsinha, cebolinha, alecrim e hortelã.

A Feira Agroecológica vai incentivar um estilo de vida mais leve e sustentável, promovendo alimentação e hábitos saudáveis para nossos clientes e parceiros”, afirma Taís Tavares, gerente de marketing do empreendimento.

horta agroecológica
Foto: Markus Spiske | Pexels

O que é agroecologia?

A agroecologia considera como bases essenciais no processo de produção a preservação das áreas de cultivo e a preocupação com as famílias que produzem. Além disso, há a valorização de várias culturas na mesma área, para reduzir a necessidade de insumos externos, transferência de conhecimento de cultivo entre as gerações e responsabilidade social e ambiental.

A proposta do Sítio Vale das Cabras é ser um centro de boas práticas em sustentabilidade: educação ambiental, agrofloresta, bioarquitetura, energia solar e alimentação consciente. Situado em uma Área de Preservação Ambiental de Campinas, em Joaquim Egídio, onde antes era um local que sofria com a degradação e foi recuperado, o sítio faz o cultivo agroecológico, que leva em conta as condições de trabalho das pessoas envolvidas, onde os jovens são incentivados a trabalhar no campo com uma perspectiva atrativa de remuneração.

- Publicidade -

A proximidade entre a produção e o momento do consumo resulta em baixa emissão de carbono, por não precisar de um longo transporte, possibilitando também o consumo de alimentos frescos, colhidos no mesmo dia. Além disso, a horta segue o preceito CSA (sigla em inglês para Comunidade que Sustenta a Agricultura), onde um grupo de famílias urbanas apoia financeiramente, com uma mensalidade, as famílias rurais, para que possam seguir na prática da agricultura local.

agroecologia sítio vale das cabras
Foto: Sítio Vale das Cabras

“Desta forma que trabalhamos hoje, contamos com 67 famílias associadas, entregamos semanalmente produtos, e as famílias vão até os pontos buscar. É diferente da prática convencional de compra e venda, não enxergamos cliente e fornecedor, é proximidade, afeto, confiança e apoio mútuo”, explicou Patrícia Campiol, produtora rural e gestora da CSA Garoa.

“Dentro da Associação Garoa e aqui no Vale das Cabras, nosso cultivo não utiliza veneno, tampouco insumo químico. A gente trabalha para além da prática agroecológica, mas também com a agroflorestal. Plantamos hortaliças em consórcio com árvores frutíferas, madeiráveis e nativas. É uma agricultura regenerativa, melhora o solo e produz serviços socioambientais. Melhora a qualidade do ar, aumenta a quantidade de água disponível. Uma vez que a floresta funciona dessa forma, aumenta a quantidade de água no solo. E isso tem como consequência o aumento da biodiversidade”, concluiu Patrícia.

- Publicidade -

Feira Agroecológica Parque D. Pedro Shopping

feira agroecológica shopping dom pedro campinas
Foto: Divulgação | Shopping Dom Pedro
  • Quando? 1ª edição – 8 de maio de 2023, das 17h às 21h
  • Onde? Parque D. Pedro Shopping, Praça BeGreen (Entrada Árvores)