Durante os anos 80, o norte-americano Bob Ross ficou conhecido por ensinar na televisão suas técnicas de pintura a óleo. No programa The Joy of Painting (A Alegria de Pintar), o carismático pintor, de voz suave e palavras sempre otimistas, mostrava como fazer quadros de paisagem – sobretudo como pintar “pequenas árvores felizes”, segundo suas palavras. Apesar da precoce morte, aos 52 anos, ainda hoje é bastante querido e está inspirando um projeto que espalha árvores nativas no estado de Michigan, nos EUA. 

O programa consiste no incentivo a práticas de horticultura a pessoas em situação de cárcere para posterior replantio em áreas públicas. O projeto em si já existe há mais de 10 anos, porém agora o Departamento de Recursos Naturais de Michigan resolveu renomeá-lo para “Happy Little Trees” (Pequenas Árvores Felizes). É uma homenagem à figura de Bob Ross, ao otimismo que ele representa, além de chamar mais atenção para a causa. 

Os detentos plantam as árvores e cuidam delas até que atinjam cerca de um metro e oitenta de altura, depois disso são levadas para serem replantadas em 21 dos parques estaduais de Michigan. Cada espécie substitui desde árvores danificadas até espécies invasoras.

Mais voluntários

Apesar do gerenciamento dos parques estaduais já contar com apoio da sociedade civil, desde que anunciou o projeto, o departamento atraiu muitos voluntários para a fase de plantio de árvores nos parques. Coleta de sementes de plantas nativas, corte e remoção de plantas invasoras e limpeza de áreas naturais são algumas das atividades fundamentais realizadas em tais trabalhos.

Foto: Michelle Coss/Departamento de Recursos Naturais de Michigan

Quanto mais pessoas inspiradas e engajadas, mais braços haverá para a luta do reflorestamento. Além da satisfação pessoal, está mais do que comprovado que as árvores trazem ganhos econômicos e podem ser a solução para um futuro possível. Achou exagero? Confira então este estudo: Plantar 1,2 trilhão de árvores seria solução contra aquecimento global.

Imagem: Departamento de Recursos Naturais de Michigan