- Publicidade -

Festival une setor canábico, moda, música e gastronomia

Segunda edição do Festival Híbrido acontece em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de outubro – confira a programação

festival híbrido
Festival Híbrido de 2022. Foto: Divulgação

O Festival Híbrido, evento que reúne empreendimento canábico com atividades de arte, cultura e economia verde, terá a sua segunda edição em outubro de 2023, nos dias 6, 7 e 8. O evento acontece no Komplexo Tempo, na Mooca, Zona Leste de em São Paulo e traz uma programação que combina diversos âmbitos, com cada dia pensado de para oferecer uma experiência além da convencional.

- Publicidade -

“O Festival Híbrido tem a capacidade de unir o universo de empreendimento canábico com as atividades de arte e cultura e, para além disso, ampliar o leque de possibilidades de exploração legal da cannabis. A curadoria também reflete o nosso compromisso de oferecer uma experiência que agregue todos estes meios”, afirma Beto Lago, diretor e idealizador do Híbrido.

Segundo seus criadores, o “Festival Híbrido propõe um resgate histórico e o fim da intolerância, promovendo a realocação do papel da cannabis e seus derivados como potencial e solução para inúmeras áreas — como a médica, social, têxtil, entres outras —, defendendo sua importância como uma das principais matérias-primas da nova economia verde”.

cannabis
Foto: Esteban Lopez | Unsplash

O público terá a oportunidade de se atualizar sobre as mais recentes apostas para o mercado, conhecer marcas entre a vasta gama de expositores, e vivenciar novas experiências gastronômicas veganas e vegetarianas, proporcionadas pela Vegana Cozinha Orgânica e Animal Chef, enquanto aprecia shows e sets de Will Robson, Mari MatsRodrigo BentoFeminine Hi-fiMagrãoMinistereo PúblicoLei Di DaiYago Oproprio com participação de Rô RosaDj Andy e diversos outros artistas.

Dentre os expositores, nomes como 6 Stars ExtractAbduzido (Tio Bob)Another OneBem BoladoBora EnrolaCapivara HempChoco GrowerColmeia BRComida SpaceCroc BudsDRIMErvaGato PretoGeneral Kush, Grupo GreenieHempatiaHigh FactoringHigh NutrientsInOutdoorJamaica Sisters CorpLionMadruguinha ShopNatural TerpenesNew ChocokushPaypayPegada 011PlantobacoPuff LifeReeferSadhuSapiente GreenSassoSilly DogSuaveTabacaria 4Sapopema, Tap HouseTerps The Ghost Brand (TGB)The Hash CrewTonabêTripiezWooseedbank Yellow Finger já estão confirmados.

- Publicidade -

Híbrido Talks

Este ano, em sequência às palestras e em um novo formato, os tradicionais painéis de debates, agora chamados de Híbrido Talks, terão um espaço exclusivo todos os dias, garantindo ao público uma diversidade de conteúdo que foge ao tradicionalismo vertical e consolida o aspecto integrador do festival com uma produção horizontal.

Estas conversas serão lideradas por organizações do terceiro setor, incluindo a Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas e a Associação Cultural Canábica de São Paulo (ACUCA), e reunirão especialistas em serviços da indústria, consultores, médicos, advogados, ativistas, empresários e representantes de instituições.

remédios cannabis
Foto: Kimzy Nanney | Unsplash

Na sexta-feira, 6, a palestra de abertura abordará a técnica jurídica com Konstantin Gerber, advogado, doutor, associado da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis, e filósofo do direito com doutorado em regulação da cannabis pela PUC-SP. Ele fará considerações sobre a tese Entre a espiritualidade e a regulação: usos medicinais, ritualístico-religiosos, tradicionais da cannabis e a Constituição Brasileira de 1988, em que procura responder à questão de como interpretar as práticas de medicina mágico-religiosa da cannabis por meio da reinterpretação da Constituição Brasileira de 1988 e das convenções de controle internacional de drogas na ONU.

- Publicidade -

Já no sábado, 7, a conversa será conduzida por Janaina Rubio Gonçalves, mestre, doutora em saúde coletiva pela Escola Paulista de Medicina, pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e membra da ONG É de Lei, apresentando o tema O Empreendedorismo Psicossocial – o florescer da cannabis como redutor de danos e transformador da identidade proibida pelo Estado. Ela defende o antiproibicionismo e analisará o tipo de sociedade que advirá com o uso de cannabis terapêutica, do ponto de vista coletivo e individual.

No último dia, a comunicação de conteúdo técnico tratará de Lições aprendidas com a regulamentação no Uruguai, a legislação inovadora que manteve os privilégios, e será comandada por Luana Silva Bastos Malheiro, membra fundadora da Rede Latino Americana e Caribenha de Pessoas que Usam Drogas (Lanpud) e da Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (Renfa), compõe a Secretaria Executiva da Plataforma Brasileira de Políticas Sobre Drogas (PBPD) e é conselheira da Iniciativa Negra Por uma Nova Políticas de Drogas, além de realizar pesquisas no campo do uso de crack, acesso a políticas públicas, proibicionismo, redução de danos, gênero e feminismo.

Galpão de economia verde

festival híbrido moda sustentável
Manui Brasil propõe semear uma moda brasileira com tingimento natural vegetal. Foto: Divulgação

Haverá também um galpão exclusivo para iniciativas focadas na economia verde, com curadoria da empreendedora e especialista Melissa Volk. O espaço foi montado de modo a apresentar negócios de vários segmentos ligados ao setor, e também alternativas para o aproveitamento da cannabis e seus derivados, em uma condição econômica sustentável, que respeite o meio ambiente e contribua para para melhorar a qualidade de vida.

O estande trará um pool de empresas de beleza consciente e bem-estar com óleos essenciais, produtos corporais, íntimos e de skincare. Para oferecer uma experiência sensorial nova, haverá demonstrações de produtos de marcas como Alva, Sóllido, Lillá Biocosméticos, Bee Balm, Auravie e Raiou Cosmética Limpa, entre outras.

No segmento de moda, a TA Studios fará uma instalação com peças-conceito, expostas em manequim. E para quem curte kitesurf, a Kitecoat, projeto de upcycling de jaquetas feitas com pipas e kites antigos, exibirá seu portfólio.

Para degustar e aguçar o paladar, o projeto Tão Longe Tão Perto traz o princípio da democratização do vinho com uma seleção de rótulos naturais e biodinâmicos para serem apreciados em taças ou vendidos em charmosos growlers de cerâmica. Para acompanhar, snacks de pipoca da Kukrum e sorvetes terpenados pela CoolTerps.

Justiça Canábica

O projeto Justiça Canábica é uma iniciativa inovadora que chega ao Festival Híbrido deste ano. Concebido e desenvolvido por Daniel Biral, advogado e diretor da ONG Internacional Advogados Sem Fronteiras, com especialização em Desenvolvimento de Negócios Socioambientais pela PUC-RJ, o projeto tem como objetivo o aprimoramento de advogados para atuar no campo do direito canábico.

Durante os três dias, em espaço próprio, será oferecido suporte jurídico às empresas e ao público do festival. Os participantes terão a oportunidade de consultar advogados especializados no setor canábico e mergulhar nas questões legais, incluindo os desafios regulatórios do mercado e como garantir legalidade e segurança jurídica para as novas empresas do segmento. As responsáveis por conduzir as articulações e o desenvolvimento de novos negócios serão as advogadas e mentoras Pamela Corrêa e Tais Godoy, do escritório Corrêa e Godoy.

Daniel Biral ministrará palestra sobre O Papel da Advocacia na Construção Democrática para tratar, didaticamente, das normas jurídicas que o setor canábico enfrenta, e analisar o cenário de transformação e o desenvolvimento de negócios.

Programação especial para os três dias

O primeiro dia do festival (6) é reservado para o networking B2B, em que profissionais e empresas do setor canábico terão a oportunidade exclusiva de se conectar, colaborar e explorar oportunidades de negócios.

O Híbrido Talks apresentará, neste dia, uma programação focada em negócios, com organizações e especialistas que vão debater sobre o potencial da cannabis no Brasil, as conquistas do mercado e os avanços na legislação. Na mesma data, serão promovidos pitches, uma oportunidade para organizações, empresários, investidores ou por quem busca realizar uma parceria para se desenvolver como empreendedor da cannabis, com acesso à oferta de serviços e negócios desenvolvidos por cinco expositores.

festival híbrido
Fotos: Yago Oproprio, crédito: YouKnowMyFace | Rô Rosa, Lei Di Dai, crédito: Divulgação

No segundo dia (7), o festival oferece um line-up musical diverso com uma curadoria musical diferente das demais datas. Em sintonia com as experiências proporcionadas pelo Híbrido, a música será o ponto alto da noite. Haverá shows sets de nomes como: Dj Will RobsonDj Mari MatsDj Rodrigo BentoMinistereo Público, e, a partir das 21 horas, Lei Di DaiYago Oproprio com participação de Rô Rosa, e Dj Andy.

O terceiro e último dia (8) é dedicado ao desfile de moda canábica, onde as tendências mais criativas e ousadas ganham destaque. A expectativa é favorecer a abertura de um novo segmento têxtil do Brasil, com materiais menos sintéticos e com produções mais orgânicas e sustentáveis. A Associação Nacional do Cânhamo colabora com os empreendedores de economia criativa e moda autoral engajados nesta ação, promovendo o Híbrido.

Participam do desfile marcas com visões alinhadas às do Híbrido. A MANUI, por exemplo, vai mostrar novidades no processo de desenvolvimento e em parceria com a Vicunha Têxtil, apresentando peças com cânhamo na composição e outros tecidos de composição natural, como linho e algodão. A MoNA Cosmeticscriada em 2018 pela maquiadora Julia Tartari, fará demonstração de maquiagens coloridas e cosméticos multifuncionais, usando exclusivamente produtos 100% feitos com matéria prima natural, como ceras, óleos e manteigas vegetais. Utilizando tecidos da QUEEN CO, responsável pelo desenvolvimento da primeira malha nacional derivada do cânhamo, em uma colaboração com a indústria Dalila têxtil, a HEMP COR, empresa focada em disseminar a moda Hemp Revolution,  irá desfilar sua moda Private Label. Além dessas também estarão a Amar, Rara, Baked BrainCannabibaNalimo Mona.

FESTIVAL HÍBRIDO

banner festival hibrido
Imagem: Divulgação
  • Quando? 6, 7 e 8 de outubro – Das 11h às 21h
  • Onde? Komplexo Tempo – Av. Henry Ford, 511 – Parque da Mooca, São Paulo – SP
  • Site para venda de ingressos? AQUI
  • Instagram? @festivalhibridosp
  • Mais informações? AQUI