- Publicidade -
caminhada musical
A estreia da Caminhada Musical foi no ano passado no Parque do Povo. | Foto: Leandro Godoy

As inscrições estão abertas para a Caminhada Musical, projeto que traz roteiros de caminhada com paradas musicais. Em sua segunda edição, o evento gratuito acontece no Bosque Maia, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo.

- Publicidade -

Serão dois roteiros de caminhada com 100 vagas cada, que passam por cinco palcos distribuídos pelo parque. Os concertos são abertos ao público e quem quiser somente assistir não precisa se inscrever. Monitores artísticos conversam com a plateia sobre as curiosidades musicais, diferentes instrumentos e informações culturais.

A estreia da Caminhada Musical foi no ano passado, em outubro, no Parque do Povo, em São Paulo, e os roteiros lotaram.

caminhada musical
Foto: Leandro Godoy

“Nesta segunda edição, o Bosque Maia ganhará vida com a beleza da música de câmara, oferecendo aos participantes a oportunidade de assistir a cinco concertos memoráveis, todos cuidadosamente selecionados para nutrir almas e enriquecer mentes”, conta Giane Martins, idealizadora e coordenadora da Caminhada Musical.

caminhada musical
Foto: Leandro Godoy
caminhada musical
Foto: Leandro Godoy

A programação abre na Tenda Amarela com o som do Groove Guys, que mistura a música clássica e a sonoridade dos instrumentos de orquestra com os grandes hits populares.

- Publicidade -

“A gente faz músicas atuais também, mas a gente valoriza muito as músicas antigas que marcaram época. Esse público da terceira idade justamente viveu o lançamento dessas músicas”, explica Marcos Scheffel, violinista do grupo.

As outras atrações são:

  • Quinteto Catavento, formado por músicos da GRU Sinfônica, que se apresenta na Tenda Verde.
  • Chorando no Bosque, com instrumentistas que atuam no cenário nacional do choro e prometem fazer o público dançar sob a copa das árvores.
  • Teko Porã, criado por músicos de rua que tocam nos vagões dos trens e vão animar o Palco Circular.
  • Brassuka, com uma formação inusitada de trompetes, trompa, tuba e bateria que se apresenta no retorno dos roteiros à Tenda Amarela.
caminhada musical
Foto: Andres Costa

O monitor artístico do roteiro 1 é o maestro Emiliano Patarra, diretor artístico da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e da Orquestra GRU Sinfônica. A monitora artística do roteiro 2 é Tati Helene, cantora lírica que participou de diversas montagens de ópera e concertos sinfônicos no Brasil e no exterior.

- Publicidade -

“Eu fiquei muito feliz de ser convidada para esse projeto porque eu o acho maravilhoso. Uma forma de juntar duas coisas essenciais para a qualidade de vida das pessoas: a saúde e a cultura. A caminhada é inclusiva pois possibilita que um público maior possa participar, principalmente a terceira idade, que carece de atividades desse tipo”, afirma Tati Helene.

Os inscritos precisam chegar com meia hora de antecedência para fazer o check in e retirar a camiseta do evento. E recebem uma atenção especial: a Caminhada Musical é acompanhada por monitores fisioterapeutas da Clínica Inspire e Viva, de São Paulo, que orientam as pessoas idosas a fazer um alongamento. Para quem quer começar a fazer uma atividade física é uma oportunidade diferente e criativa de incentivo.

caminhada musical
Foto: Andres Costa

“Não é necessário ser um atleta para participar, pois nosso objetivo principal é desfrutar da companhia uns dos outros, celebrar a vida e criar memórias preciosas juntos”, afirma Giane.

Caminhada Musical

  • Domingo, 17/3/2024.
  • Bosque Maia – Av. Paulo Faccini, s/n. Centro – Guarulhos – SP.
    Das 9h às 13h.
  • Roteiro 1 – 100 vagas: saída 9h.
  • Roteiro 2 – 100 vagas: saída 9h20
    * o roteiro 2 tem intérprete em LIBRAS
  • Inscrições Grátis no site: www.caminhadamusical.com.br
caminhada musical
Foto: Andres Costa

Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Brasil, União e Reconstrução – Governo Federal.

Patrocinadores: Atacadão e Liberty Seguros

Apoio: Blue Cycle

Apoio: Prefeitura de Guarulhos

Realização: ArteMatriz Soluções Culturais