- Publicidade -

Guia indica atividades para crianças nos espaços urbanos

Publicação gratuita incentiva a mobilidade ativa desde a infância

crianças mobilidade família
Foto: Sai De Silva | Unsplash

Passado os festejos natalinos chegou o mês oficial das férias e muitos pais ou responsáveis por crianças já não têm ideia de como ocupar o tempo dos pequenos. Para quem não planeja viajar, mas pretende tirar as crianças de frente às telas, uma proposta interessante é conhecer o guia de atividades lúdicas “A cidade sob o olhar das crianças a partir da mobilidade urbana” desenvolvido pelo Instituto Corrida Amiga.

- Publicidade -

O intuito da publicação gratuita é envolver as crianças no processo de apropriação dos espaços públicos urbanos, tendo como objetivo a sensibilização, conscientização e reflexão a respeito da mobilidade ativa. 

Apesar das atividades serem propostas para serem aplicadas por educadores, nada impede que sejam adaptadas pelos pais à realidade das férias escolares – desde que conduzidas com leveza e sem a expectativa de grandes resultados. O foco é aproveitar o momento de folga para aprofundar o conhecimento sobre o espaço em que vivem.

crianças bicicleta
Foto: Caroline Hernandez | Unsplash

Um ponto crucial do guia é romper com a ideia de que as crianças devem somente estarem em espaços privados projetados para elas. Tal limitação “pode afetar negativamente sua educação e socialização”, aponta a publicação. Por outro lado, a “interação com o mundo exterior, incluindo a rua e outros espaços públicos, desempenha um papel crucial no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças” ajudando-as a “desenvolver habilidades de tomada de decisão, pensamento crítico e empatia”. 

O material incentiva sobretudo a mobilidade a pé, que, além de facilitar a ocupação do espaço urbano, também favorece a interação social e reduz o impacto ambiental, uma vez que trata-se de uma forma de deslocamento livre de emissões poluentes. 

- Publicidade -
crianças brincando
Foto: iStock

A caminhada ainda estimula uma prática saudável que, se inserida desde a infância, pode permear toda a vida de um indivíduo. Caminhar pode ajudar a prevenir e amenizar sintomas de doenças crônicas e reduzir a incidência de doenças cardiovasculares, como revela esse estudo.

Com 70 páginas, a publicação foi realizada por uma equipe interdisciplinar formada por 15 pessoas de diferentes áreas do conhecimento e interinstitucional em uma cooperação que inclui universidades, escolas públicas e terceiro setor. Baixe o guia gratuitamente aqui.

- Publicidade -