- Publicidade -

Uber vai usar apenas carros elétricos nos EUA, Canadá e Europa até 2030

Em algumas cidades, a transição já começou com serviços que usam carros híbridos ou exclusivamente elétricos nas viagens

uber planet
Foto: Paul Hanaoka | Unsplash

A Uber estabeleceu como meta uma frota de veículos 100% elétricos nos Estados Unidos, Europa e Canada, até 2030. Isso significa que, em cerca de 8 anos, motoristas sem carros elétricos não poderão mais se cadastrar na plataforma de transporte compartilhado nestes lugares. “Temos uma meta de ser totalmente elétrico nos EUA, Canadá e Europa”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.

- Publicidade -

A transição para veículos elétricos já começou em algumas cidades dos Estados Unidos com o serviço Comfort Electric. A modalidade começou na Califórnia e foi expandida recentemente para 24 cidades americanas e para Vancouver, no Canadá.

Além do Comfort Electric, com veículos 100% elétricos, os usuários podem optar pelo Uber Green, que inclui carros híbridos e elétricos. No Brasil, a Uber oferece a opção Uber Planet, desde 2021. Com o produto, os passageiros podem compensar a emissão de carbono (CO2) das viagens feitas pelo aplicativo.

uber planet
Imagem: Divulgação | Uber

O custo destas opções mais sustentáveis ainda está acima das viagens convencionais oferecidas pela Uber, mas a ideia é que os valores se equiparem à medida que novos veículos elétricos entrem em circulação na plataforma.  “Quanto mais carros elétricos temos em um mercado específico, mais o tempo de espera diminui e os preços também podem cair”, afirmou Khosrowshahi.

Transporte compartilhado

Para que a mobilidade urbana seja cada vez mais sustentável, a opção por modais como a bicicleta e o transporte público são fundamentais. A escolha pelo transporte em veículos individuais, mesmo que estes sejam elétricos, continua trazendo uma série de impactos ambientais negativos, que vão desde a fabricação dos veículos até o congestionamento nas vias públicas com carros que muitas vezes transportam uma única pessoa.

- Publicidade -

Quando a escolha for pelo transporte em carros, os carros compartilhados, caronas e aplicativos de transporte são uma alternativa mais sustentável já que um único veículo vai ser usado por várias pessoas. Neste caso, usar carros elétricos é uma escolha ainda melhor, já que evitam a emissão de gases de efeito estufa e ajudam a combater a poluição atmosférica e sonora nos centros urbanos.

uber planet
Foto: Viktor Bystrov | Unsplash

Hoje, a Uber conta com aproximadamente 25 mil veículos elétricos, nos EUA e Canadá, e a meta é que esta frota chegue a 50 mil até 2024. De acordo com a empresa, “motoristas de veículos elétricos ativos na plataforma Uber evitaram usar mais de 5,7 milhões de galões de gasolina ” somente em 2022.

Para estimular e ajudar os motoristas da plataforma na adesão à frota elétrica, a Uber dá  aos motoristas um dólar por cada viagem de EV que eles fazem e ajuda a cobrir alguns dos custos de cobrança. Além disso, uma parceria com a Hertz disponibilizou cerca de 50 mil veículos elétricos da Tesla para locação mensal ou semanal pelos motoristas do aplicativo em várias cidades da América do Norte.

- Publicidade -