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Cidade no Canadá limita velocidade a 40 km/h e mortes caem pela metade

Objetivo é zerar as lesões graves e mortes relacionadas ao trânsito até 2032

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O limite de velocidade de 40 km/h é aplicado na maioria das ruas residenciais e do centro da cidade de Edmonton. | Foto: Divulgação

Reduzir o limite da velocidade dos automóveis nas ruas é quase sempre uma medida polêmica. Em 2016, o empresário João Doria se elegeu a prefeito de São Paulo com o slogan ‘Acelera SP’ com a promessa de aumentar os limites de velocidade nas vias da cidade que vinham sendo reduzidas desde 2010. Visando a proteção dos pedestres, a ONU recomenda o limite de 50 km/h nas ruas das cidades e a cidade canadense de Edmonton resolveu testar e ir além, limitando a 40 km/h. O resultado não poderia ser mais satisfatório.

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Edmonton está implementando o plano batizado de “Visão Zero”, cujo intuito é zerar as lesões graves e mortes relacionadas ao trânsito até 2032. A estratégia é limitar a velocidade para obter ruas mais seguras e habitáveis ​​para todos, sejam motoristas, pedestres ou ciclistas.

Desde que a Visão Zero foi implementada, em 2015, as mortes relacionadas com o trânsito diminuíram 50%. Já o limite em si passou a valer em agosto de 2021. No final de 2023, ou seja, apenas dois anos depois, um estudo apontou grandes resultados: os acidentes diminuíram em um quarto e houve uma redução de 42% nos ferimentos e mortes de quem caminhava, andava de bicicleta ou triciclo elétrico.

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A estratégia é limitar a velocidade para obter ruas mais seguras e habitáveis ​​para todos. | Foto: Divulgação

A pesquisa foi realizada pela Universidade de Alberta, que monitorou 219 locais antes e depois da mudança do limite de velocidade para descobrir os comportamentos dos condutores nas vias. As reduções de velocidade foram maiores em estradas estreitas, áreas visualmente congestionadas ou locais próximos a sinais de monitoramento de velocidade.

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Por que 40 km/h? Para salvar vidas, responde a gestão da cidade. Imagem: Divulgação

O limite de velocidade de 40 km/h é aplicado na maioria das ruas residenciais e do centro da cidade canadense. “A desaceleração dá às pessoas mais tempo para reagir ao inesperado, para evitar acidentes e reduzir a gravidade das colisões que acontecem”, afirma a gestão no site governamental. Para convencer a população, os desenvolvedores desta política até mesmo criaram uma ferramenta que revela o tempo estimado de chegada para provar o quão pouco o motorista pode ser impactado com a mudança.

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Esta também é uma forma de tornar as ruas mais silenciosas e, portanto, mais agradáveis. Caminhar é um exercício poderoso para evitar uma série de problemas de saúde, além de ser gratuito. Mas ruas barulhentas, com poucas faixas para pedestres e totalmente planejada para os carros, tornam o simples ato de caminhar uma tarefa árdua.