- Publicidade -

Rotatória em Paris dá lugar a floresta urbana para pedestres e ciclistas

Capital da França pretende criar 300 “ilhas de frescor” até 2030

floresta urbana rotatória em Paris
Quando estiver pronta, floresta urbana vai oferecer abrigo para pedestres e ciclistas e ajudar a combater ilhas de calor e enchentes. Foto: Prefeitura de Paris

As árvores são aliadas no combate às mudanças climáticas. Elas absorvem CO2, melhoram a qualidade do ar, amenizam o calor das cidades e ainda agem como barreira natural contra a poluição visual e sonora. De fato, o potencial da vegetação pode ser observado no Plano Climático de Paris, que promete criar 300 “ilhas de calor” na cidade, o que inclui florestas urbanas. A Place de Catalogne, onde atualmente funciona uma movimentada rotatória, abrirá espaço para a primeira floresta urbana de Paris.

- Publicidade -

Localizada próxima à estação ferroviária Gare Montparnasse, a praça foi durante décadas uma via movimentada para carros. Mas, nos últimos anos, tem sido usado como entroncamento de estilo holandês, adequado para bicicletas. Agora, a área ganhará 478 árvores com uma clareira ao meio de 600 m² disponível para a população relaxar enquanto aprecia a floresta.

floresta urbana rotatória Paris
Foto: Guillaume Bontemps | Ville de Paris

“As temperaturas que se poderão sentir nesta pequena floresta serão quatro graus mais baixas em comparação com o que poderíamos ter fora dela e por isso será muito agradável”, disse a prefeita Anne Hidalgo em entrevista à Reuters. 

Lugar para passear, fazer uma pausa, deslocar-se mais facilmente a pé ou de bicicleta. Esses serão algumas das possibilidades de aproveitar a Place de Catalogne nos próximos anos. Para alcançar este feito, também está em ação um projeto para acalmar a praça e seu entorno. O trânsito tem sido reorganizado, transformando ruas ao redor em exclusivas para pedestres e/ou limitado a moradores locais, entregadores e veículos de emergência.

florestas urbana rotatória Paris
Foto: Prefeitura de Paris

O plano para a Place de Catalogne é cultivar diversas espécies de árvores, de pequeno, médio e grande porte, sendo algumas naturalmente já presentes na região e outras adaptadas às condições climáticas atuais. O intuito é transformar o que funciona hoje como uma “ilha de calor” em uma “ilha de frescor”. 

- Publicidade -

O trabalho, no entanto, vai muito além. Outras florestas urbanas já estão previstas para a cidade, sendo uma na Place du Colonel Fabien e outra em frente à Câmara Municipal de Paris – local que recebeu 25 mil árvores no inverno passado. Além disso, várias ruas com escolas foram fechadas aos carros e transformadas em miniparques nos últimos anos.

rotatória em Paris floresta urbana
Place de Catalogne em 30 de julho de 2021. Foto: Chabe01 | CC BY-SA 4.0

Outras metas de Paris incluem plantar um total de 170 mil árvores até 2026 (tendo sido plantadas 63 mil até agora), tornar-se completamente ciclável também até 2026 e ser uma cidade neutra em carbono até 2050.

floresta urbana rotatória em Paris
Foto: Prefeitura de Paris | Divulgação

- Publicidade -