Designer britânica transforma garrafas PET em itens de decoração

A designer Michelle Brand é especialista em dar vida nova a materiais que iriam para o lixo. A britânica estudou design bioclimático na Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, e hoje transforma garrafas PET em objetos decorativos.

A designer Michelle Brand é especialista em upcycle, técnica que dá vida nova a materiais que iriam para o lixo. A britânica estudou design bioclimático na Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, e hoje transforma garrafas PET em objetos decorativos.

“A raiz do meu trabalho está baseada no gerenciamento sustentável dos resíduos. Hoje, ele se manifesta em meu design como uma marca pessoal”, afirma a artista.

Brand criou uma estrutura simples, composta de bases de garrafas PET, que foram cortadas e unidas por Tag Pins, lacres comumente utilizados para pendurar etiquetas em roupas, muito usados no comércio. O efeito é muito bonito, já que segue o formato de “estrela” do fundo da garrafa.

Com essa estrutura, a artista conseguiu criar luminárias, candelabros, cortinas, divisores de ambiente e até mesmo cartões comemorativos.

“Uma vez que uma garrafa de plástico está vazia, ela é percebida como desnecessária e, em seguida, jogada fora. Eu queria desafiar este paradigma do desperdício", explica Brand.

Seu trabalho já foi muito premiado internacionalmente e exposto por toda a Europa. “Eu adoro ver oportunidades de design onde a maioria das pessoas apenas enxerga problemas”, finaliza ela.

Faça você mesmo

Para fazer artesanatos parecidos com o de Brand é só recortar as bases das garrafas e uni-las com Tag Pins, que podem ser comprados em lojas especializadas em materiais para o varejo. Você também vai precisar comprar um aplicador de Tag Pin, que custa cerca de R$ 15,00. Outra ideia, um pouco mais trabalhosa, é adaptar e utilizar linhas de nilon para unir  os fundos das garrafas.

Mayra Rosa – Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter