- Publicidade -

Chilenos criam kits para construir casas ecológicas e autossuficientes

A ZeroCabin oferece moradias conectadas com a natureza, sem necessidade de serviços públicos e sem contas no fim do mês

kits casas ecológicas
Foto: ZeroCabin

A vontade de viver longe da bagunça dos grandes centros urbanos, em um ritmo menos acelerado, com uma conexão maior com a natureza é cada vez mais comum. A velocidade da “vida moderna” provoca ansiedade e desperta em muita gente o desejo de voltar no tempo, para um estilo de vida mais simples.

- Publicidade -

Se você faz parte deste grupo, tem companhia. A empresa chilena ZeroCabin nasceu justamente da ideia de construir casas para quem quer fugir da agitação, mas de um modo sustentável e acessível, já que as contas de água e luz ficariam no passado. Segundo a empresa, eles não vendem casas, “mas um estilo de vida 100% autônomo, para fazer o que te faz feliz, em meio à natureza, sem pagar contas e sem impactar o meio ambiente.”

cabana ecológica
Foto: ZeroCabin

A empresa oferece kits no estilo “Faça Você Mesmo” para quem quer construir sua própria cabana, em locais isolados, e garantir energia e água – fornecidas pelo sol e pela chuva, respectivamente. As cabines de “impacto zero” são construídas em madeira e metal e podem se tornar 100% independentes.

No Chile, já foram construídas algumas cabanas e os kits podem ser comprados em todo o mundo. Cada cabana ser personalizada ou adaptada, de acordo com o local e possíveis moradores.

cabana ecológica
Foto: ZeroCabin

“A ZeroCabin nasceu do desejo de ser livre. Para nós, essa liberdade significa não pagar contas de serviços públicos. Para alcançar essa liberdade, você precisa usar energia e água gratuitas, que existem em todo o mundo graças ao sol e à chuva. Temos que usar apenas esses elementos principais e nada mais”, conta o fundador Felipe Lüer.

- Publicidade -

Como inspiração, a empresa teve três homens notáveis: o visionário Douglas Tompkins, o disruptivo Michael Reynolds e o explorador Jacques Cousteau. “Eles nos ensinam que devemos gerar valor com a natureza e não criar dívidas com ela, por isso nos inspiram”, resume Lüer.

cabana ecológica
Foto: ZeroCabin

O projeto de cada kit começa com o terreno. Com as informações do local, a equipe da ZeroCabin vai pensar na melhor arquitetura, de acordo com as caraterísticas do espaço e das pessoas que vão viver na casa. Depois, vem a construção, com todo o processo pensado em um formato autônomo, que considera custos e definições do desenho – além da disponibilidade e qualificação da mão de obra, que podem ser os futuros moradores.

A empresa também oferece serviços para garantir autonomia e sustentabilidade a casas que já estão prontas, levando recursos como energia renovável, reaproveitamento de água da chuva e outros “pequenos ajustes” para quem quer readaptar a casa.

- Publicidade -
cabana ecológica
Foto: ZeroCabin

“Nossos clientes não buscam casas luxuosas, eles fazem melhor. Buscam mudar seu estilo de vida. Uma ZeroCabin garante independência e eficiência no uso dos recursos naturais do lugar onde você está”, diz site da empresa.

Segundo a empresa, os clientes passam por três etapas: a primeira é conhecer os modelos já existentes para usarem como referência; a segunda é avaliar o lugar da construção para ajustar custos e desenhos; e a terceira é a construção propriamente dita que leva cerca de 2 meses e inclui a fundação, a estrutura e o acabamento interno.

cabana ecológica
Foto: ZeroCabin

As cabines são cuidadosamente projetadas de acordo com a topografia, clima e precipitação de chuvas e métricas solares em mente. O preço depende do tamanho e materiais escolhidos pelo cliente.

cabana ecológica
Foto: ZeroCabin

Até agora foram construídas três ZeroCabins no Chile: uma em uma reserva de puma em Puerto Varas, outra em uma ilha perto de Chiloé e a última na cidade de Panguipulli.

A primeira cabana construída pela empresa é alimentada por painéis solares fotovoltaicos e possui um fogão a lenha Becker para aquecimento, sistemas de coleta de água da chuva e reutilização de águas cinzas, além de compostagem para os resíduos orgânicos.

cabana ecológica
Foto: ZeroCabin

A cabana tem um sistema de compostagem para os resíduos orgânicos, além de tratamento natural para a rede de esgoto. Com isso, os moradores têm um ótimo adubo que pode ser usado no cultivo do próprio alimento – atividade totalmente alinhada com a ideia de uma vida mais saudável, livre e conectada com a natureza. O fogão Becker permite aos proprietários cozinhar e aquecer água usando um terço da quantidade de lenha que normalmente seria necessária.

cabana ecológica
Foto: ZeroCabin

A cabine também incorpora isolamento ecológico Rootman, uma empresa chilena que desenvolveu um isolamento térmico totalmente natural e biodegradável a partir de raízes de carvalho em um processo que usa pouco combustível fóssil.

Quer saber mais? Acesse zerocabin.org.

cabana ecológica
Imagem: ZeroCabin