- Publicidade -

“Casa deslizante” muda de cobertura de acordo com o clima

Cobertura de madeira pode cobrir ou revelar uma estrutura de vidro, criando muitas possibilidades para o mesmo projeto

casa deslizante
Foto: Kennedy News | dRMM Architects

Uma casa que se adapta a diferentes climas e ocasiões foi projetada e construída no interior da cidade de Suffolk, na Inglaterra. Com uma caixa de madeira deslizante, a casa ganha diferentes versões de acordo com as estações do ano: uma bela casa de vidro para os dias mais quentes e uma moradia fechada e aconchegante para quando o frio chegar.

- Publicidade -

Este vídeo mostra a área envidraçada se revelando conforme a cobertura de madeira se movimenta. Uma solução que tem atraído a atenção, apesar do preço alto – a casa foi colocada a venda por cerca de £ 1 milhão. A propriedade única de três quartos no interior, um banheiro ao ar livre no primeiro andar e um pátio que pode ser tanto coberto como aberto. A abertura total demora cerca de 6 minutos e o mecanismo é alimentado por energia solar.  

casa deslizante
Foto: Kennedy News | dRMM Architects

O arquiteto por trás do projeto, Alex de Rijke, descreveu a casa deslizante como um imóvel que está “usando uma jaqueta” para controlar o calor que entra e sai do interior. “Ele permite que você tenha o melhor dos dois mundos, abrigo ou abertura. A base do projeto é que você pode transformar uma casa de várias maneiras. Você pode colocar o isolamento onde precisar, quando precisar”, diz Alex.

“É diferente da maioria dos projetos que assumem que o clima é o mesmo o ano todo. Uma casa toda de vidro ficaria muito quente ou muito fria, mas esse projeto torna isso possível. Não se trata apenas de controle térmico. É a alegria da transformação”, completa Alex.

Alex conta que a cobertura também pode ser removida completamente, criando um espaço coberto autônomo para eventos ou outras funções, como armazém.

- Publicidade -

O projeto original foi desenvolvido por Alex para um cliente que queria aproveitar a paisagem do terreno de 3,5 acres. O primeiro proprietário da casa deslizante está se aposentando e vai morar em um lugar menor, mais fácil de cuidar, e colocou a casa a venda.

casa deslizante
Foto: Kennedy News | dRMM Architects

Alex também criou expectativas em relação ao negócio. “A pessoa perfeita para esta casa seria alguém que não apenas a entendesse, mas cuidasse dela e não tivesse medo de entrar em contato comigo para fazer alterações, se assim o desejar”, confidencia o arquiteto.

 

- Publicidade -

Foto: Alex de Rijke | dRMM Architects