Mulheres se unem para levar água potável a comunidade quilombola
Campanha lançada pela Europa Purificadores vai beneficiar 40 famílias que vivem em Campo Formoso, interior da Bahia
Campanha lançada pela Europa Purificadores vai beneficiar 40 famílias que vivem em Campo Formoso, interior da Bahia
Para comemorar os seus 40 anos, a Europa Purificadores lançou a campanha “Elas por 40” em parceria com a startup de impacto socioambiental Sustainable Development & Water For All (SDW) para arrecadar fundos e doar dispositivos de desinfecção da água de cisternas, que vão transformar a realidade de 40 famílias da comunidade Lage dos Negros, comunidade quilombola pertencente ao município baiano de Campo Formoso, localizada no interior da Bahia, que não têm acesso à água tratada e potável.
A empresa vai doar parte dos R$ 125 mil necessários para o fornecimento de água para a comunidade, mas decidiu envolver uma rede de mulheres, para ampliar ainda mais o alcance do debate sobre o acesso à água potável e as tecnologias disponíveis para solucionar o problema.
Com a participação de executivas e pessoas influentes em suas redes, como Manuella Curti, Anna Luisa Beserra, Dani Junco, Teresa Vernaglia, Dawn Fleming, a campanha vai arrecadar doações, via plataforma Benfeitoria. Um ensaio fotográfico com todas as mulheres envolvidas é uma das ferramentas para ajudar a mobilizar a sociedade em uma causa tão importante.
O dinheiro será destinado à instalação do Aqualuz – dispositivo de desinfecção da água de cisternas via luz solar, que trata até 30 litros de água por dia. A tecnologia foi desenvolvida pela brasileira Anna Luisa Santos, vencedora do Prêmio Jovens Campeões da Terra de 2019, concedido Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Em áreas rurais, onde o acesso à água é precário e é de praxe a falta de saneamento, é comum os moradores usarem cisternas para captar a água que cai do céu. Mas, para ter garantia total que esta água não terá contaminantes é preciso buscar soluções inteligentes e foi o que Anna Luisa fez ao criar o Aqualuz: um sistema de purificação e desinfecção de água por meio de radiação solar. O dispositivo possui um indicador que muda de cor quando o líquido está seguro para o consumo.
O sistema é de baixo custo e fácil manutenção. Basta limpar com água e sabão e trocar o filtro natural – com o estoque de refil já fornecido – que ele estará pronto para reuso. Além disso, tem a durabilidade estimada em cerca de 15 anos (podendo durar até 20) sem necessitar de intervenções externas.
A campanha lançada pela Europa Purificadores vai beneficiar 40 famílias da comunidade Lage dos Negros, localizada no interior da Bahia, que não têm acesso à água tratada. De acordo com o levantamento da SDW, a implementação dos dispositivos de desinfecção da água na comunidade Lage dos Negros pode impactar diretamente mais de 150 pessoas – incluindo crianças e idosos.
Quer doar? As doações, via plataforma Benfeitoria que pode ser acessado aqui, vão até o final de julho.
Dados do último Censo, realizado em 2022, mostram que 6 milhões de brasileiros estão sem abastecimento de água adequado. “Cuidar da água para transformar vidas. Este é o propósito que motiva e orienta todas as ações que tomamos na Europa e eu acredito, sim, que podemos ser a transformação que queremos ver no mundo.
“Essa é uma campanha muito especial, colaborativa, com o objetivo de levar água de qualidade para quem precisa. Sou muito grata às mulheres que se juntaram a nós nesta campanha, formando uma rede potente com poder de amplificar a causa para transformar a realidade de 40 famílias no Quilombo Lage dos Negros”, explica Manuella Curti, CEO da Europa Purificadores. A empresa já se comprometeu a investir R$ 40 mil na iniciativa.
Para Anna Luísa Beserra, CEO da SDW, startup líder em soluções sustentáveis, que atua para resolver o problema de falta de água e saneamento em regiões remotas no Brasil, essa é uma ótima oportunidade para atingir ainda mais famílias e garantir a elas independência de acesso à água de qualidade.
“Até agora, impactamos 25 mil pessoas, reduzindo drasticamente as doenças de veiculação hídrica e melhorando a qualidade de vida nas comunidades atendidas. Nosso trabalho na campanha ‘Elas por 40’ tem o potencial de ampliar esses resultados, levando água segura para mais famílias. O Índice de Retorno Social sobre o Investimento dos nossos projetos evidencia o valor tangível que entregamos: por cada R$ 1 investido, geramos um retorno social médio de R$ 27. Isso não apenas salva-vidas, como também constrói bases sólidas para o futuro das comunidades,” destaca Anna Luísa.
Quer doar? As doações, via plataforma Benfeitoria que pode ser acessado aqui, vão até o final de julho.