- Publicidade -

Alunos em Florianópolis criam cisterna para captar água da chuva

Solução foi premiada pelo Programa Conexxão Jovem, que também contemplou projeto de jornal digital

alunos cisterna
O projeto da cisterna foi proposto pelos estudantes do 6º ano. | Foto: Instituto NEXXERA

Duas escolas de Florianópolis, capital de Santa Catarina, acabam de ser premiadas pelo programa Conexxão Jovem, iniciativa realizada pelo Instituto Nexxera. Na EBM Tapera – Escola do Futuro, no bairro Tapera, os estudantes propuseram a criação de um jornal digital para facilitar a comunicação entre alunos, familiares e profissionais. Já na EBM Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS), no bairro Cachoeira do Bom Jesus, os alunos sugeriram a construção de uma cisterna para captação e reaproveitamento de água da chuva.

- Publicidade -

Em ambos os casos, os projetos foram elaborados pelos próprios estudantes. As escolas agora ganham o incentivo financeiro necessário para tirar as ideias do papel e implementar as propostas. Além disso, um aluno de cada instituição, apontado pela equipe vencedora como o mais empenhado do grupo, também foi contemplado com um computador completo.

Na EBM Tapera – Escola do Futuro, a ideia de criar um jornal digital veio dos alunos Victoria de Lima Martins, Julia da Silva Francisco, Gustavo Rodrigues Jesus Gomes e Helena Mendes Duthevicz, todos do 7º ano.

Já na EBM Intendente Aricomedes da Silva, o projeto da cisterna foi proposto pelos estudantes do 6º ano Isabella Mross Becker de Oliveira, Isadora Cristina da Silva, Sérgio Augusto Zambone, Sthefany Sofia dos Santos Souza e João Gabriel Pereira da Silva. O projeto também contou com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC Florianópolis) na concepção da ideia e construção da cisterna.

cisterna Conexxão Jovem
A água da chuva servirá para irrigação da horta escolar e limpeza da edificação. | Foto: Instituto NEXXERA

A cisterna, que contribui para reduzir o uso de água potável, tem como foco a utilização da água pluvial para irrigação da horta escolar e limpeza da edificação. Aprenda aqui como fazer uma cisterna doméstica e 4 formas de captar água da chuva.

- Publicidade -

“O Conexxão Jovem é a oportunidade que o Instituto Nexxera encontrou para dar ainda mais voz aos estudantes na busca por soluções a problemas que fazem muito sentido para eles. Nos orgulhamos de construir isso junto com a Secretaria de Educação de Florianópolis, com as escolas, seus educadores e estudantes”, destaca a gestora do Instituto Nexxera, Carla Inácio da Cunha.

Buscando soluções

Lançado em 2018, o Conexxão Jovem teve dois anos de pausa devido à pandemia. Nesta edição, o programa retomou com a participação de 119 estudantes das duas escolas contempladas e recebeu 13 propostas diferentes de projetos. Todas as propostas foram reunidas em um e-book desenvolvido pelo Instituto Nexxera e entregue ao secretário da educação do município com o propósito de contribuir, a partir do olhar dos estudantes, na busca de soluções aos problemas latentes das unidades escolares da cidade de Florianópolis.

cisterna Conexxão Jovem
O programa Conexxão Jovem foi lançado em 2018. | Foto: Instituto NEXXERA

O Conexxão Jovem está alinhado ao apelo global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, que visa acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente, entre outras ações, e foi reconhecido como um case de sucesso durante o ODS na Prática, evento anual realizado pela Coordenação‎ Estadual‎ do‎ Movimento‎ Nacional‎ ODS‎/SC, que apresenta diferentes exemplos‎ de‎ boas‎ práticas‎ de‎ sustentabilidade‎ entre‎ pessoas‎ físicas‎ e‎ jurídicas.

- Publicidade -