- Publicidade -

Festa Guajajara Wira’U’Haw é tema de exposição em São Paulo

Venda de fotos terá toda verba revertida para o Centro Saberes Tukàn, na Terra Indígena Arariboia

exposição guajajara
Foto: Maxence Loyer

A festa Guajajara Wira’U’Haw pontua o momento em que as meninas se transformam em mulheres aos olhos de sua comunidade. Um importante ritual de passagem que foi fotografado pelo francês Maxence Loyer e se transformou em exposição na Galeria Gabriel Wickbold, em São Paulo.

- Publicidade -

Para a mostra, serão apresentadas em Wira’U’Haw 15 fotografias e 100% da verba obtida com as vendas, será revertida para a comunidade. A doação tem como objetivo fortalecer a cultura indígena no Brasil, visando o retorno social e a contribuição com o desenvolvimento do Centro de Saberes Tukàn, na Terra Indígena Arariboia no Maranhão.

No Centro de Saberes Tukàn a educação sustentável valoriza a identidade (língua, cantos, dança, rituais etc.), protegendo o meio-ambiente e incentivando as atividades produtivas como alimentos orgânicos, artesanato, remédios naturais, dentre outros.

exposição guajajara
Foto: Maxence Loyer

Ritual Guajajara

Vale ressaltar que, mais que uma festa, Wira’U’Haw representa o processo de transmissão de saberes e processos de transformação matriarcais e marca uma ocasião em que as meninas-moças recebem muitos cuidados. Uma linhagem de conhecimentos conservados graças à oralidade que é repassada às meninas por bisavós, avós e mães após a menarca.

Ao pôr-do-sol, as meninas-moças são apresentadas portando seus ornamentos e com as tradicionais pinturas de jenipapo. O ritual estende-se por toda a noite, quando as mulheres e os participantes cantam e dançam. Ao nascer do sol, as moças, sentadas sobre as esteiras, passam por um momento de liberação espiritual e física de algumas restrições. Para encerrar, elas oferecem bolinhos de tona aos cantores, lideranças e pessoas próximas.

- Publicidade -

Um dos povos originários mais numerosos do Brasil, os Guajajara se espalham por mais de dez terras indígenas localizadas na margem leste da Amazônia, no Maranhão, onde enfrentam problemas como a intensa exploração madeireira e caçadores ilegais.

Exposição Wira’U’Haw

  • Local: Galeria Gabriel Wickbold Studio & Gallery | Rua Lourenço de Almeida, 167
  • Visitação: 6 de maio a 5 de junho – de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h | Sábados, domingos e feriados: fechado
exposição guajajara
Foto: Maxence Loyer

LEIA MAIS:

- Publicidade -