Ser criança nos dias de hoje não está fácil. As crianças estão sendo cobradas desde muito cedo por resultados na escola e submetidas a uma agenda cheia de atividades extracurriculares.  Tem sofrido com o excesso do mundo tecnológico e estímulos sensoriais e ainda enfrentado as questões de bullying. Tudo isso vem acarretando problemas de falta de atenção, concentração, e desconexão da criança consigo mesma.

Como podemos aliviar as crianças? A meditação pode ser de grande ajuda. Entretanto vem a dúvida: crianças sabem meditar? Meditação não é coisa de adultos?

Para isto é preciso entender o que é meditação. Meditação é o exercício de colocar toda a atenção em um único ponto. Oras, não é isso que a criança faz ao brincar?

Quando brinca a criança concentra toda a sua atenção na brincadeira, se entrega de corpo e alma. Ao brincar a criança se esvazia de suas inquietações e ansiedades. Brincando, resolve conflitos interiores, elabora e dilui suas angústias. E assim aquieta o coração, a respiração se acalma, e consequentemente, de um jeito natural, lúdico e  prazeroso, ela medita. Simples assim.

Listamos algumas dicas de meditação para crianças:

1.Deitar-se sobre o gramado e olhar a movimentação das nuvens no céu, que arrastadas pelas oscilações dos ventos, assumem formas variadas, criando diferentes desenhos – um pássaro que se transforma em navio, que instantes depois vira uma tromba de elefante. E nesta alternância de direções dos ventos, muitos desenhos vão se configurando no céu. Concentrada a criança busca identificar as mais diversas formas das nuvens.

2.Observar e acompanhar uma fileira de formigas carregadeiras. O olhar cuidadoso segue o fio escuro no chão, na parede. O longo caminho traçado, numa fiel peregrinação das formigas, por vezes parece não ter fim. Instante bem desfrutado com vocação de eternidade

3.Com pés apoiados na terra, de olhos fixo no céu, segurando firme o carretel de linha nas mãos para que a pipa alcance lonjuras. O colorido da pipa enfeita o céu azul. Entre nuvens de algodão voa a pipa. Passam-se minutos, horas,  nesta brincadeira com o vento, e a criança contemplando a imensidão do espaço.

Imaginou que fosse complicada a meditação para crianças? É brincando que elas meditam, conquistam equilíbrio, foco e concentração.

Para mais dicas acesse o Educando Tudo Muda.

Ana Lúcia Machado é pesquisadora da cultura da infância e arte na educação. Autora do blog “Educando Tudo Muda”, carrega a bandeira da educação como a única revolução capaz de transformar o mundo. Ela é autora do livro “Clarear – a pedagogia Waldorf em debate” e do projeto “Playoutside – alegria de brincar na natureza”