- Publicidade -

Toyota reduz emissões equivalentes à retirada de cem carros da rua

Entre abril de 2013 e março de 2014 a montadora japonesa, Toyota, conseguiu evitar a emissão de 360 toneladas de CO2 em sua linha de produção.

Entre abril de 2013 e março de 2014 a montadora japonesa, Toyota, conseguiu evitar a emissão de 360 toneladas de CO2 em sua linha de produção. A informação foi disponibilizada pela empresa através de seu relatório anual de sustentabilidade, que também garante a economia de 41 mil m³ de água.

- Publicidade -

A companhia garante que os bons resultados foram atingidos mesmo tendo um acréscimo de mais de 17 mil carros na linha de produção. Segundo o relatório, somente o carbono que deixou de ser lançado na atmosfera seria o equivalente à retirada de cem carros compactos das ruas, circulando dez mil quilômetros por ano.

Entre as medidas aplicadas pela Toyota estão operações logísticas mais eficientes, com controle de rotas e distâncias percorridas, uso de modais diferentes mais eficientes. As fábricas também contam com sistemas que reduzem o consumo de água e evita desperdícios, e após o uso, todo o recurso passa por tratamento antes de retornar aos efluentes.

Quando aos produtos usados na linha de produção, a montadora substituiu o uso de tintas à base de solventes por opções à base de água. Esta mudança evita a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs) na atmosfera.

Além das medidas aplicadas nas fábricas, a montadora tem investido no desenvolvimento de novas tecnologias para tornar a mobilidade mais sustentável. Para isso, a companhia tem aplicado conhecimento e pesquisa no desenvolvimento de modelos mais eficientes, como os elétricos, híbridos e movidos a células de hidrogênio, que emite apenas água por seu escapamento, ao contrário dos tradicionais combustíveis fósseis.  

- Publicidade -

Redação CicloVivo