Inicio Vida Sustentável Reações negativas a cosméticos duplicaram nos últimos 2 anos

Vida Sustentável

Reações negativas a cosméticos duplicaram nos últimos 2 anos

A maioria está relacionada a experiências ruins a produtos capilares.

5 de julho de 2017 • Atualizado às 16 : 36

Na contramão dessa indústria, surgiu uma tendência de produtos mais naturais, apesar de industrializados. | Foto: iStock by GettyImages

Reações negativas a cosméticos duplicaram nos últimos 2 anos
893
0

Um novo estudo mostra que o número de reações adversas à produtos da indústria de beleza vem crescendo. Nos últimos dois anos, em especial, a Food and Drug Administration (FDA), que é a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, registrou um grande aumento de queixas, sendo a maioria relacionada a reações de produtos capilares.

Publicada na revista JAMA Internal Medicine, a pesquisa da FDA relata que no período de 10 anos (de 2004 a 2014 ) a agência recebeu uma média de 285 relatórios por ano sobre reações adversas à saúde causadas por produtos para cabelo e cosméticos que estavam nas prateleiras das lojas no momento. Em 2015, o número disparou para 706 queixas relatadas. Até 2016, duplicou para 1.591 relatórios.

O que é mais chocante é que tais números não representam totalmente a realidade – que provavelmente é bem pior. Isso porque as fabricantes de cosméticos não são obrigadas a informar a FDA quando os consumidores reclamam diretamente sobre uma reação negativa a um produto. O que mostra que o controle da agência governamental é bem limitado.

Um caso que causou repercussão, por exemplo, foi de um produto que mesclava xampu e condicionador e, em 2014, recebeu mais de 21 mil reclamações dos consumidores. As queixas iam desde a alergia ao produto até a perda de cabelo. Só depois de confrontar a fabricante a FDA soube da gravidade e o número dos relatos negativos.

Na contramão dessa indústria, surgiu uma tendência de produtos mais naturais, apesar de industrializados. No Brasil já boas opções de marcas que trabalham com ingredientes menos agressivos. Além disso, muitos voltaram a fazer preparações caseiras e o CicloVivo sempre compartilha algumas soluções ecológicas que podem ser usadas como alternativa. Confira como fazer xampu sólido de babosa e xampu líquido com óleos essenciais.

Redação CicloVivo

(893)

logo
Fechar
Abrir
logo