- Publicidade -

Drogaria São Paulo já descartou corretamente 293 toneladas de pilhas e baterias

Apenas em 2013 foram coletadas 56 toneladas em suas 465 lojas.

Com o objetivo de colaborar com a preservação do meio ambiente, a Drogaria São Paulo comemora os resultados de seu programa sustentável de arrecadação de pilhas e baterias. O Programa Cata-Pilhas já coletou até hoje 293 toneladas desde seu início em 2004. Apenas em 2013 foram coletadas 56 toneladas em suas 465 lojas comprovando o sucesso da iniciativa, que conta com ampla adesão do consumidor.

- Publicidade -

Cada loja da Drogaria São Paulo é um posto de coleta de pilhas e baterias onde o cliente pode depositar o material em uma caixa receptora. Além disso, é possível levar gratuitamente minicaixas de papel para usar em casa e no trabalho e, depois de cheias, devolvê-las na loja mais próxima.

“Estamos muito felizes com esse resultado, pois uma das missões principais da Drogaria São Paulo é valorizar as boas práticas de cidadania com ações socioambientais”, explica Roberto Tamaso, diretor de marketing da DPSP, grupo ao qual a Drogaria São Paulo pertence.

O projeto, que ocorre o ano inteiro, colabora para a diminuição do descarte incorreto de pilhas comuns e baterias que pode ser bastante nocivo ao organismo.

As pilhas e baterias recebidas nas filiais são encaminhadas para uma empresa especializada, contratada pela Drogaria São Paulo para que todo material seja reprocessado e receba a destinação final adequada.

- Publicidade -

O problema do descarte inadequado

Pilhas e baterias estão presentes em diversos utensílios do nosso dia a dia e, por conter metais pesados em sua composição, representam grande problema ambiental. Quando descartadas em lixões, alguns tipos de pilhas deixam vazar substâncias tóxicas, contaminando lençóis freáticos, solo e ar. Além disso, esses resíduos podem afetar alimentos e pessoas que estão nos arredores das áreas contaminadas.

Alguns metais que compõe esses materiais são cancerígenos e têm efeito acumulativo no corpo humano, podendo causar desde enfraquecimento ósseo até perda da visão, audição e olfato. Uma das opções para minimizar o uso desses produtos descartáveis é a opção das pilhas e baterias recarregáveis.

- Publicidade -