Inicio Vida Sustentável Nutricionista lista 6 tipos de alimentos que previnem doenças

Vida Sustentável

Nutricionista lista 6 tipos de alimentos que previnem doenças

Vitaminas essenciais presentes em alimentos como brócolis, peixes e frutas previnem e ajudam a tratar doenças.

26 de julho de 2016 • Atualizado às 17 : 00

A alimentação adequada pode prevenir e combater muitas doenças. | Foto: iStock by Getty Images

Nutricionista lista 6 tipos de alimentos que previnem doenças
13.40K
0

Essa é para ajudar os hipocondríacos: muitas doenças podem ser evitadas e até tratadas com uma mudança na alimentação. É isso que mostra a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da empresa Consultoria Alimentar, que listou em quais alimentos encontramos as principais vitaminas e nutrientes que auxiliam na prevenção e até mesmo no tratamento de doenças. Confira:

Vitaminas do Complexo B: ajudam na manutenção de pele, colaboram no crescimento e deixam os cabelos mais saudáveis e brilhantes. As fontes são batata, banana, legumes e alguns tipos de carne (peixe e fígado). Vitamina C: aumenta a resistência do organismo contra gripes e resfriados, protege a gengiva e aumenta absorção do ferro. É encontrada na laranja, mexerica, acerola, goiaba, manga, maracujá, morango, tomate, brócolis, espinafre, limão.

Vitamina K: ajuda na cicatrização e evita sangramentos. Suas fontes são os vegetais verdes folhosos (brócolis, repolho, couve, alface).

Cálcio: importante na formação e manutenção dos ossos e dentes. É encontrado no leite, queijos, iogurte e vegetais verdes folhosos (brócolis, couve).

Fósforo: auxilia na memória e contribui para a formação dos ossos e dentes, sendo encontrado nas nozes, legumes, cereais e grãos.

Ferro: importante para a formação das células vermelhas, prevenindo a anemia. Este mineral quando proveniente das carnes é mais bem absorvido do que aquele proveniente dos vegetais. O ferro é encontrado nas carnes, peixe, frango, vísceras, feijão, frutas secas, cereais, lentilhas, folhas verdes escuras e beterraba.

Ômega 3: aumenta o colesterol bom (HDL) e diminue os triglicerídeos e o colesterol ruim (LDL). É encontrado em peixes de águas frias, frutos do mar, salmão e semente de linhaça.

Para mais informações, acesse aqui ou aqui.

(13399)

logo
Fechar
Abrir
logo