- Publicidade -

Movimento sugere desacelerar rotina das crianças

É preciso dar espaço para que as crianças se conheçam, investiguem seus interesses, capacidades e emoções.

Em 2013 teve início o projeto que incentiva os pais a “aliviarem” o dia a dia dos seus filhos. A ideia é que elas possam ter menos ocupações e mais tempo livre para viverem plenamente a infância. 

- Publicidade -


Fotos: Slow Kids

Idealizado pelo Instituto Alana, o projeto “Slow Kids” promove eventos com programação voltada para as famílias. Sessões de cinema ao ar livre, piquenique, música e brincadeiras são algumas das atividades. O movimento afirma que é preciso dar espaço para que as crianças se conheçam, investiguem seus interesses, capacidades e emoções.


Fotos: Slow Kids

“Acreditamos que o brincar é coisa séria. Que pular etapas e apressar fases do desenvolvimento da criança é encurtar o seu potencial e, com ele, sua sensibilidade e inventividade. Defendemos que o tempo livre da criança seja valorizado e garantido”, diz o manifesto do Slow Kids.

- Publicidade -


Fotos: Slow Kids

Além disso, o movimento busca incentivar o maior contato das crianças com a natureza para a saúde física e mental. “Crianças que brincam regularmente com elementos naturais têm mais coordenação, equilíbrio e agilidade”, garante as idealizadoras, Tatiana Weberman e Juliana Borges. 


Fotos: Slow Kids

- Publicidade -

A primeira edição do movimento ocorreu no Parque da Água Branca e a segunda no Museu da Casa Brasileira – ambos em São Paulo. A próxima programação já está marcada para o próximo domingo (9), no Parque Burle Marx, localizado na Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200, bairro Vila Andrade (SP). Veja detalhes abaixo:

14h às 18h

Live silk com Aleba – traga uma camiseta e ganhe uma estampa

Leitura sob árvores – com rodas de leitura

Passeios pela natureza – ser criança é natural com Instituto Romã

Apresentação performática – Cara de Quintal

Arte para bebês com Suzana Soares

Troca de brinquedos com Instituto Alana

Slowbikes com gastronomia, flores e fotos

Alegria Padaria Brasileira, Bike Café, Água de Coco, Bolô Cherie, Made in Natural, Tangerine Petit e Instabike

16h às 17h – Show

Brasileirinhos


Fotos: Slow Kids

Marcia Sousa – Redação CicloVivo