- Publicidade -

Israel aprova plano de coleta e tratamento de resíduos nas comunidades mais pobres

Hoje não existe coleta de lixo em muitas cidades. Os programas abrangerão cerca de 30 comunidades árabe-israelenses.

O governo israelense aprovou um plano para aumentar a coleta de lixo e incrementar o tratamento de resíduos nas comunidades árabe-israelenses. De acordo com o ministro da Proteção Ambiental, Amir Peretz, hoje não existe coleta de lixo em muitas cidades árabe-israelenses, como Nazaré, no norte do país.

- Publicidade -

Na falta de outras soluções, os moradores muitas vezes queimam ou despejam resíduos em áreas públicas, como em florestas, rios e ruas. Com a aprovação da nova medida, pelo gabinete do ministro Benjamin Netanyahu, 100 milhões de shekels, equivalentes a 28 milhões de dólares, serão destinados para este fim.

“Hoje estamos corrigindo uma distorção dos últimos anos, quando alocamos milhões para fazer reciclagem do lixo sem incluir as populações minoritárias e desfavorecidas”, disse Peretz. “Afinal, a poluição da água, solo e ar dessas comunidades também afeta o país como um todo”, salientou o ministro. “Com isso, estaremos promovendo a justiça ambiental e a justiça social”, completou.

De acordo com os planos do governo, os programas abrangerão cerca de 30 comunidades árabe-israelenses, como Nazaré, Kfar Qassam, DAlyat el CArmel e Osefiyeh, entre outras. Ao todo, Israel produz anualmente cerca de 1,4 bilhão de toneladas de resíduos sólidos.

- Publicidade -