- Publicidade -

Hillary Clinton propõe campanha mundial contra aquecimento global

Uma iniciativa contra o aquecimento global foi anunciada, na última quinta-feira (16), pela secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton. O objetivo é reunir vários países no combate aos poluentes causadores do efeito estufa.

Uma iniciativa contra o aquecimento global foi anunciada, na última quinta-feira (16), pela secretária de Estado norte-americano, Hillary Clinton. O objetivo é reunir vários países no combate aos poluentes causadores do efeito estufa, em especial, metano e fuligem.

- Publicidade -

A secretária busca criar a "Coalizão para o Clima e a Qualidade do Ar" e para isso já tem o apoio do Canadá, Bangladesh, México, Suécia e Gana. Mesmo assim Hillary busca a adesão de outros países.

Em discurso no departamento de Estado, ela afirmou que este é o primeiro esforço internacional do gênero e que acarretará uma campanha mundial motivada pela busca em encontrar soluções para os poluentes de vida curta, ou seja, aqueles que permanecem por pouco tempo na atmosfera.

Estes poluentes, segundo Hillary, representam mais de um terço do aquecimento climático. Eles "destroem a cada ano milhões de toneladas de colheita e causam efeitos devastadores na saúde. Milhares de pessoas morrem todos os anos por causa da fuligem que vem dos fornos, o gás que escapa dos carros a diesel e dos caminhões que passam nas ruas", afirma.

A Coalizão também busca reduzir a emissão de partículas finas produzidas pela fuligem e metano, este último é emitido na extração de combustíveis minerais, em fontes naturais úmidas, na extração de carvão, no processo de digestão de animais e na decomposição de dejetos orgânicos.  Diminuindo os poluentes de vida curta na atmosfera, acredita-se que o clima sentirá os efeitos positivos em curto prazo. Com informações do iG.

- Publicidade -

Redação CicloVivo