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Faixas exclusivas em SP aumentam velocidade dos ônibus em 68%

A Prefeitura já implementou 357,5 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em toda a cidade.

A criação de faixas exclusivas para ônibus aumentou a velocidade dos coletivos e isso foi sentido na economia de tempo dos moradores paulistanos, segundo estudos realizados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

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Atualmente, São Paulo conta com mais de 440 quilômetros de vias segregadas à direita, sendo que desde janeiro do ano passado, com a operação “Dá Licença para o Ônibus”, foram implantados 357,5 quilômetros.

Um estudo divulgado no início de dezembro do ano passado pela CET apontou que, com 291 quilômetros de faixas implementadas até então, a velocidade média dos ônibus havia crescido em 45,1%, saltando de 14,2 km/h para 20,6 Km/h. O segundo levantamento da CET, divulgado no início de setembro, mostrou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 66 trechos de faixas exclusivas implantados neste ano aumentou em 68,7%, passando de 12,4 Km/h para 20,8 Km/h.

O levantamento apontou melhora da velocidade em todos os trechos pesquisados. A menor alteração foi o aumento de 7,8% da velocidade na Avenida Orlando Garcia de Oliveira, na zona oeste, e as maiores na Rua Voluntários da Pátria, com melhora de 269,4%, e na ponte do Jaguaré, com 317,3%. A economia média é de 38 minutos por dia, chegando a mais de quatro horas por semana. Em alguns itinerários, a vantagem é ainda maior.

Mais faixas de ônibus a caminho

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Por meio do Pac (Programa de Aceleração do Crescimento), foi assinado um acordo entre a prefeitura de São Paulo e a Caixa Econômica Federal que destinará mais de um bilhão de reais para a mobilidade urbana. Uma das medidas será a implantação de mais seis novos corredores, veja abaixo onde elas serão implantadas:

– BRT Perimetral Bandeirantes – Salim Farah Maluf – 16 quilômetros de extensão e que vai contar com R$ 487 milhões do PAC.

– Prolongamento Itaim Paulista – São Mateus – 18 quilômetros de extensão que vai contar com R$ 529 milhões do Governo Federal.

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– Estrada de M’Boi Mirim/estrada da Cachoeirinha (pré-qualificação concluída) – R$ 283 milhões

– Avenida Carlos Caldeira Filho (pré-qualificação concluída) – R$ 218 milhões

– Estrada de M’Boi Mirim/estrada Guavirutuba (pré-qualificação concluída) – R$ 266 milhões

– Avenida Belmira Marin trecho 1 (pré-qualificação concluída) – R$ 205 milhões