- Publicidade -

Empreendimento residencial da Even é o primeiro a obter a Certificação AQUA na fase Concepção

O empreendimento True Chácara Klabin, da Even Construtora e Incorporadora, é o primeiro residencial a conquistar a Certificação AQUA na fase Concepção. O selo, concedido pela Fundação Vanzolini, reconhece a adoção de práticas sustentáveis.

O empreendimento True Chácara Klabin, da Even Construtora e Incorporadora, é o primeiro residencial a conquistar a Certificação AQUA na fase Concepção.

- Publicidade -

O selo, concedido pela Fundação Vanzolini, reconhece a adoção de práticas sustentáveis e prevê três etapas: Programa, que analisa o planejamento funcional e ambiental do edifício, Concepção, em que deve ser comprovado o Perfil de Qualidade Ambiental na elaboração do projeto executivo, e Realização, que atesta o atendimento a todas as categorias da certificação na execução da obra.

“A Fundação Vanzolini atestou que a Even desenvolveu o projeto executivo de acordo com as premissas de sustentabilidade certificadas na fase Programa, e que todos os cálculos e dimensionamentos foram elaborados segundo os requisitos de sustentabilidade do Processo AQUA”, afirma Luiz Henrique Ferreira, engenheiro civil e diretor da Inovatech, consultoria especializada que apoiou a Even na conquista da certificação.

A certificação avaliou 79 requisitos de sustentabilidade, divididos em 14 categorias. A auditoria foi feita de maneira presencial por dois auditores sênior da Fundação Vanzolini, que analisaram minuciosamente por dois dias o trabalho desenvolvido pela Even, Inovatech e projetistas. Ao final da auditoria, a construtora alcançou nível excelente em 5 categorias, destacando gestão da água, gestão de resíduos e manutenção do edifício, superior em 4 categorias e nível bom em 5 categorias, nível de atendimento acima do mínimo necessário para certificação.

De acordo com Silvio Gava, diretor técnico e de sustentabilidade da Even, os clientes são favorecidos quando o empreendimento segue padrões sustentáveis porque isso prevê economia direta de água e energia, menores custos de conservação e manutenção, melhores condições de conforto e estética e maior valor patrimonial ao longo do tempo. “Todas essas vantagens contribuem para confirmar o posicionamento da Even em relação à sustentabilidade”, diz o diretor.

- Publicidade -

Entre os aspectos do projeto que se destacaram na fase Concepção estão:

– Preocupação com o entorno da obra, em que a empresa promove a integração com os vizinhos por meio de ações como a instalação de lixeiras para coleta seletiva de resíduos, implantação do edifício de modo a não sombrear os vizinhos e estudo de acessos para não sobrecarregar a malha viária existente.

– Canteiro de obra com menor impacto ambiental, com a reciclagem de resíduos.

- Publicidade -

– Previsão de economia de água e energia, graças ao uso de dispositivos economizadores, captação de água de chuva e tratamento de águas cinzas, medição individualizada de água, lâmpadas eficientes, elevador regenerativo, painéis termosoloares para aquecimento de água e equipamentos elétricos etiquetados pelo selo A do Procel.

– Melhor aproveitamento dos ventos e da luz do sol, garantindo uniformidade de iluminação natural em todos os ambientes do True, incluindo cozinha, lavanderia e banheiros totalmente iluminados e ventilados naturalmente.

Certificado AQUA

Adaptada a partir da certificação francesa HQE, a AQUA foi criada no Brasil em 2008 e é reconhecida internacionalmente por diversas entidades que fazem parte da SB Alliance. É operada exclusivamente pela Fundação Vanzolini, associada à Universidade de São Paulo e que é a maior certificadora nacional, atuando há mais de 15 anos na área da construção civil.