- Publicidade -

Designer britânica transforma garrafas PET em itens de decoração

A designer Michelle Brand é especialista em dar vida nova a materiais que iriam para o lixo. A britânica estudou design bioclimático na Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, e hoje transforma garrafas PET em objetos decorativos.

A designer Michelle Brand é especialista em upcycle, técnica que dá vida nova a materiais que iriam para o lixo. A britânica estudou design bioclimático na Universidade Metropolitana de Manchester, no Reino Unido, e hoje transforma garrafas PET em objetos decorativos.

- Publicidade -

“A raiz do meu trabalho está baseada no gerenciamento sustentável dos resíduos. Hoje, ele se manifesta em meu design como uma marca pessoal”, afirma a artista.

Brand criou uma estrutura simples, composta de bases de garrafas PET, que foram cortadas e unidas por Tag Pins, lacres comumente utilizados para pendurar etiquetas em roupas, muito usados no comércio. O efeito é muito bonito, já que segue o formato de “estrela” do fundo da garrafa.

Com essa estrutura, a artista conseguiu criar luminárias, candelabros, cortinas, divisores de ambiente e até mesmo cartões comemorativos.

“Uma vez que uma garrafa de plástico está vazia, ela é percebida como desnecessária e, em seguida, jogada fora. Eu queria desafiar este paradigma do desperdício", explica Brand.

- Publicidade -

Seu trabalho já foi muito premiado internacionalmente e exposto por toda a Europa. “Eu adoro ver oportunidades de design onde a maioria das pessoas apenas enxerga problemas”, finaliza ela.

Faça você mesmo

- Publicidade -

Para fazer artesanatos parecidos com o de Brand é só recortar as bases das garrafas e uni-las com Tag Pins, que podem ser comprados em lojas especializadas em materiais para o varejo. Você também vai precisar comprar um aplicador de Tag Pin, que custa cerca de R$ 15,00. Outra ideia, um pouco mais trabalhosa, é adaptar e utilizar linhas de nilon para unir  os fundos das garrafas.

Mayra Rosa – Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter