- Publicidade -

Designer suíço faz “Reparos grátis” pelas ruas de Zurique

Através do projeto “Reparos grátis”, ele passou dois anos de sua vida arrumando coisas quebradas que encontrava pela rua.

Com todas as facilidades oferecidas aos consumidores, existem muitas pessoas que preferem descartar um item quebrado a consertá-lo. Isso não acontece com o designer suíço Roland Roos. Através do projeto “Reparos grátis”, ele passou dois anos de sua vida arrumando coisas quebradas que encontrava pela rua.

- Publicidade -

A inspiração surgiu após uma viagem à Eslováquia. A pedido de um amigo, Roos viajou até o país do leste europeu para participar de um encontro entre arquitetos, cujo objetivo era decidir o que fazer com um antigo hotel que pertenceu ao regime socialista. Após todas as discussões realizadas no simpósio, o suíço se sentiu motivado a arrumar coisas que ninguém se importava, principalmente para tornar o espaço comunitário um pouco melhor.

A história do designer foi contada pelo site TreeHugger e serve de inspiração. “Eu só tive um sentimento: que eu gostaria de começar a reparar algumas coisas quebradas sem pedir permissão às pessoas. E, então, quando voltei para Zurique, eu meio que desenvolvi um olhar para coisas quebradas. Comecei a ver objetos quebrados por toda parte”, explica Roos.


Fotos: Divulgação


Fotos: Divulgação

- Publicidade -

Desta maneira, o suíço reparou centenas de coisas. Sinais, luzes, bancos de rua, brinquedos e móveis descartados estão na lista de itens negligenciados que passaram pela reforma. Ele explica que o trabalho era simples, às vezes era feito no próprio local com um pedaço de madeira, plástico ou tinta. Quando necessário, Ross levava o objeto até seu ateliê para a reforma.


Fotos: Divulgação

O projeto pessoal também tem o intuito de demonstrar às pessoas que é possível recuperar itens quebrados e que qualquer um pode fazer isso. Mesmo que oficialmente o “Reparos grátis” tenha durado apenas dois anos, o designer continua a arrumar objetos quebrados ao seu redor e espera ter inspirado outras pessoas a repetirem a ação.

- Publicidade -


Fotos: Divulgação

Redação CicloVivo