- Publicidade -

Bar temático na Indonésia incentiva clientes a cuidarem do meio ambiente

Em um país que consegue recolher apenas 50% do lixo produzido, ações que incentivem a conscientização são de extrema importância. Exemplo disso é o 365 Eco Bar, na Indonésia, que tem quase toda a sua estrutura feita de materiais reciclados.

Em um país onde o governo consegue recolher apenas 50% do lixo produzido, ações que incentivem a conscientização e sustentabilidade são de extrema importância. Exemplo disso é o 365 Eco Bar, na Indonésia, que tem quase toda a sua estrutura feita de materiais reciclados.

- Publicidade -

O bar foi ideia de cinco indonésios comprometidos com as causas ambientais, que há pouco mais de um ano se juntaram pelo gosto pela bebida e criaram um bar que vai além da diversão. O intuito do estabelecimento é conscientizar os clientes sobre os impactos do aquecimento global.

Logo na entrada do bar existe uma contagem regressiva que mostra quantos dias faltam para acabar o ano, com o intuito de incentivar as pessoas a pensarem no futuro. “Pretendemos que as pessoas se perguntem o que vão fazer no tempo que resta para cuidar do planeta”, explicou ,  Wahyu Ananto, um dos donos do bar, em declaração à agência EFE.

A reciclagem e reutilização estão presentes em todos os ambientes do estabelecimento. A base da estrutura são contêineres que outrora foram usados para transportar mercadorias em grandes navios. O aço, usado para sustentar o telhado, foi reaproveitado de um hotel demolido e até mesmo os desenhos que dão vida ao local foram cuidadosamente escolhidos e feitos por artistas preocupados e engajados com as causas ambientais.

As mobílias dão outro toque diferenciado. Os bancos deram lugar às caixas de refrigerante, ao invés de lâmpadas a iluminação é feita com garrafas reaproveitadas e um dos grandes destaques é a mesa do DJ, que foi feita em um tanque que antes era usado por uma empresa petrolífera.

- Publicidade -

A cidade de Jacarta, onde o 365 Eco foi construído é a capital da Indonésia e também o município mais populoso do país, tendo mais de 25 milhões de habitantes em sua região metropolitana. A urbanização desordenada, enorme quantidade de veículos, superpolulação e falta de infraestrutura fizeram com que a cidade fosse considerada a terceira mais poluída do mundo.

Em meio a esse cenário, o bar sustentável surge como uma espécie de Oasis em meio ao deserto, divulgando toda a importância do cuidado com o meio ambiente. A ideia teve resultados tão positivos, que os donos esperam abrir um novo bar do estilo em Bali, um dos principais destinos turísticos do mundo.

Redação CicloVivo

- Publicidade -