- Publicidade -

Aceleradora vai investir R$ 200 mil no fortalecimento de startups em Salvador

O primeiro edital do Vale do Dendê será lançado no dia 23 de novembro.

Poucas cidades do Brasil e do mundo possuem a efervescência cultural e as infinitas possibilidades de Salvador. Especialmente nos segmentos que compõem a chamada Economia Criativa. De certa forma, este potencial sempre foi subutilizado, apesar de pipocarem, aqui e ali, iniciativas exitosas. Nos últimos anos, no entanto, inúmeros indicadores sinalizam que estamos diante de um novo cenário.

- Publicidade -

Entre os fatores que vêm colaborando para a atração dos investidores estão os projetos destinados à modernização da infra estrutura da cidade, em diversas dimensões. Desde a mobilidade urbana até a valorização do conjunto arquitetônico situado no Centro Histórico. Na vertente acadêmico-tecnológica, a primeira capital do Brasil também vem apresentando novidades. A inovação que brota nas periferias está conquistando cada vez mais espaço no cenário maker do Brasil e do exterior.

É neste contexto que surge a Aceleradora Vale do Dendê, um empreendimento idealizado com a missão de impulsionar startups nas áreas de design de moda, gastronomia e artes (música, literatura e audiovisual). Na quinta-feira 23, durante o seminário que vai reunir a comunidade maker de Salvador, será apresentado o edital com as regras e parâmetros para a atração das 30 startups que irão integrar a primeira rodada de aceleração.

- Publicidade -

Ancestralidade e olhar no futuro

A Aceleradora vai ocupar um casarão situado no Pelourinho. E é a partir da região que guarda as raízes históricas de Salvador e do Brasil que seus fundadores pretendem conectar os empreendedores de todos os cantos da cidade. Especialmente os jovens moradores das periferias, que terão a oportunidade de acessar programas inovadores nas áreas de qualificação técnica, além de mentorias voltadas para o desenvolvimento de negócios disruptivos. No total, está previsto um investimento direto e indireto de até R$ 200 mil, oriundos de parceiros e financiadores do setor privado.

A Aceleradora Vale do Dendê é fruto da união entre dois soteropolitanos: Ítala Herta e Paulo Rogério Nunes; um mineiro radicado em Salvador: Hélio Santos; e um carioca que escolheu São Paulo para viver: Rosenildo Ferreira.

- Publicidade -

Trata-se do primeiro investimento direito do escritório de negócios sociais Vale do Dendê, lançado em 29 de novembro de 2016.

Conheça mais sobre esta iniciativa clicando aqui.

AGENDA

O que: Lançamento do Edital da Aceleradora Vale do Dendê

Quando: 23/11 (quinta-feira)

Local: Palácio Rio Branco (Praça Tomé de Souza – Centro Histórico)

Horário: das 13h às 18h30

PROGRAMAÇÃO

10h – Saída para o Centro Histórico e visita à sede do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC-BA), com patrocinadores e parceiros

12h – Almoço livre (Pelourinho)

13h – Credenciamento

13h20 – “Fazendo o melhor, da melhor maneira em Salvador” – professor-doutor Hélio Santos

13h50 – Lançamento do Edital de Aceleração de Negócios (Método de trabalho, inspirações, parcerias e contrapartidas sociais) – Ítala Herta, Paulo Rogério Nunes e Rosenildo Ferreira

15h30 – Por que Salvador?

(Apresentação dos patrocinadores, parceiros estratégicos e conselheiros)

16h30 – Coquetel e networking

17h – Apresentação do grupo instrumental Duo BA.VI

18h30min – Encerramento