Inicio Vida Sustentável 7 situações que te deixam mais exposto a picadas de mosquitos

Vida Sustentável

7 situações que te deixam mais exposto a picadas de mosquitos

Algumas situações e características físicas realmente podem deixar as pessoas mais vulneráveis às picadas.

9 de maio de 2016 • Atualizado às 23 : 38

O tipo sanguíneo O é o preferido dos mosquitos. | Foto: iStock by Getty Images

7 situações que te deixam mais exposto a picadas de mosquitos
3.10K
0

Algumas pessoas parecem atrair mais mosquitos do que outras. De acordo com Jonathan Day, professor de entomologia médica na Universidade da Flórida, algumas situações e características físicas realmente podem deixar as pessoas mais vulneráveis às picadas.

Segundo o cientista, dois fatores principais estão ligados à atração de mosquitos: visão e olfato. Apesar de ser algo bastante complexo, existem alguns pontos que já são bem claros. Veja abaixo a lista feita por ele ao site TreeHugger:

  1. Roupa

Os mosquitos usam muito a visão para escolher suas vítimas. Segundo Day, esses insetos são altamente visuais, principalmente à noite. Assim, vestir roupas escuras ou vermelhas podem tornar você um alvo mais fácil.

  1. Tipo Sanguíneo

Quando se fala em mosquitos, o sangue está sempre associado. As fêmeas precisam se alimentar com sangue para conseguir proteína e produzir ovos. Não é estranho, então, pensar que existam tipos sanguíneos preferidos. Os pesquisadores descobriram que o tipo sanguíneo O é o preferido, sendo duas vezes mais atraentes do que o A. O tipo B está entre os dois.

  1. Respiração

Os mosquitos conseguem detectar o dióxido de carbono a mais de 48 metros de distância. Então, quanto mais respiramos ou exalamos gases, mais vulneráveis estamos.

  1. Calor e suor

Não é apenas o dióxido de carbono que está no radar dos mosquitos. Eles podem farejar vítimas através do ácido lático, ácido úrico, amoníaco e outros compostos liberados no suor. Os pesquisadores também acreditam que os mosquitos gostam mais de pessoas “quentes”, por isso, alguém suado deve parecer um prato delicioso.

  1. Bactérias na pele

A pele humana é naturalmente cheia de vida microscópica e todos esses minúsculos elementos criam um aroma distinto. Assim, quanto mais micróbios presentes na pele, mais vulnerável a pessoa está. Essa também é uma possível justificativa para os pés e tornozelos serem alguns dos pontos preferidos pelos mosquitos.

  1. Gravidez

As mudanças que ocorrem no organismo de uma mulher gestante atraem e muito os mosquitos. As grávidas estão até duas vezes mais vulneráveis do que as mulheres fora da gestação. Os estudos identificaram que durante este período, as mulheres exalam 21% mais volume de ar, o que consequente expele mais dióxido de carbono. A temperatura corporal também aumenta, deixando-as ainda mais expostas aos mosquitos.

  1. Cerveja

Não são apenas os seres humanos que se sentem atraídos por cerveja. Os mosquitos também são. Após consumir bebidas alcoólicas, a temperatura do corpo sobe o teor de etanol no suor aumenta. Os pesquisadores acreditam que esses indícios sejam atrativos para os mosquitos, mesmo que ainda não tenha sido identificada a causa exata.

Redação CicloVivo

(3101)

logo
Fechar
Abrir
logo