10 árvores da Mata Atlântica que podemos plantar

arraste para o lado

1. Manacá da serra

“Cresce rápido, é linda e tem uma floração estonteante, que atrai polinizadores e leva as abelhas à loucura.”

2. Cambuci

“Uma frutífera que poucas pessoas conhecem. O cambuci tem o formato de disco voador e um sabor bem diferente.”

3. Jatobá

“É uma árvore imponente, majestosa, mas é uma opção só para quem tem muito espaço. Também não deixa de ser uma árvore que dá frutos, já que podemos comer a farinha do jatobá.”

4. Copaíba

“Um clássico da Mata Atlântica, uma árvore maravilhosa e forte, com uma brotação rosada e avermelhada que se destaca bastante. Tem também o óleo da copaíba, com propriedades medicinais. É uma árvore grande, de crescimento lento.”

5. Juçara

“Uma palmeira, tipo de árvore que muita gente gosta. Uma árvore super elegante e que dá alimento para um monte de pássaros. O crescimento também é lento e a rega tem que ser abundante. Uma opção para quem puder, é plantar perto de rios ou córregos.”

6. Araçá

“Uma outra árvore frutífera. Existem várias variedades de araçá, que é a goiaba da Mata Atlântica. Uma fruta gostosa, que dá em boa quantidade e também serve de alimento para várias espécies de pássaros.”

7. Pau Fava

“Mais uma árvore com flor. O pau fava, também conhecido como fedegoso, tem uma flor de cor laranja ou amarelo gema. Ela floresce na mesma época que o manacá da serra, então se puder plantar as duas juntas, o resultado vai ser lindo.”

8. Embaúba

“Um clássico da Mata Atlântica que vive
em simbiose com muitas outras espécies.
As formigas vivem no oco do tronco da
árvore, que também alimenta tucanos e
bichos preguiça.”

9. Uvaia

“Mais uma árvore frutífera da Mata Atlântica que é pouco conhecida. Além de plantar a árvore, vale a pena experimentar a fruta e a sua geleia, que é uma delícia.”

10. Figueira

“Considerada a mãe de todas. A figueira tem um caráter sagrado, com muitas histórias em diversas culturas. Mas é uma árvore para quem tem realmente muito espaço, porque ela fica gigantesca. As figueiras nativas da Mata Atlântica são lindas, com raízes incríveis.”

Quer saber mais?
www.ciclovivo.com.br

MATÉRIA COMPLETA AQUI